Cuidado! A gordura “esconde” o PSA

Recebi, da Dra. Sonia Ferraz de Andrade, a seguinte notícia:

É necessário o ajuste dos valores da concentração sérica de PSA no rastreamento do câncer de próstata em homens obesos

Autor: David Douglas, publicado em 27/06/2008

Nova York – De acordo com pesquisadores canadenses e americanos, homens com índice de massa corporal (IMC) elevado, em geral apresentam concentrações séricas relativamente baixas de antígeno específico da próstata (PSA), mesmo quando há achados prostáticos anormais e, portanto, é possível que a neoplasia não seja detectada precocemente ou, até mesmo, não seja detectada.

É provável que isto ocorra por um efeito de diluição. “Homens obesos possuem valores mais baixos de PSA provavelmente pelo excesso de volume sanguíneo”, declarou o pesquisador sênior Dr. Stephen J. Freedland à Reuters Health.

Dr. Freedland, da Duke University School of Medicine, em Durham, Carolina do Norte, e colaboradores analisaram os dados de 535 participantes de um programa de rastreamento de câncer de próstata e publicaram as conclusões na edição de maio de Urology.

A maior parte dos homens (73%) possuía um IMC elevado e 27% eram obesos. Ao todo, 51 homens (10%) apresentavam uma concentração sérica de PSA acima de 4,0 ng/ml e oito (2%) apresentavam uma concentração superior a 10 ng/ml. No total, 61 homens (12%) apresentavam um exame de toque retal anormal.

Em comparação aos homens com peso normal, aqueles com sobrepeso apresentavam valores de concentração de PSA 5% menor. Para aqueles com obesidade leve a diferença foi de 14%, e nos moderadamente e relevantemente obesos os valores foram 29% inferiores.

Enquanto o IMC apresentou uma relação inversa com a concentração de PSA, não houve uma associação significativa entre IMC e os achados do toque retal.

Assim, ao interpretar um valor de PSA em um homem obeso é preciso ajustar o valor que consideramos anormal para baixo a fim de refletir esta medida diluída do PSA. Se não o fizermos, poderemos negligenciar o diagnóstico de neoplasias malignas em homens obesos“, concluiu o Dr. Freedland.

Fonte: Urology 2008;71:787-791

5 opiniões sobre “Cuidado! A gordura “esconde” o PSA

  1. Boa noite, tenho cancêr prostático Gleason 3 + 3 biópsia pré-cirurgia.
    Conforme biópsia pós cirúrgica, não houve vazamento para fora da cápsula, e manteve Gleason 3 + 3;fazem onze meses até esta data.
    1) Existe tratamento para possível volta do carcinoma ?
    2) Existe tratamento para incontinência urinária mais moderno que fisioterapia ?
    3) Existe tratamento para enrrigecimento do pênis ?

    • Olá Humberto. Li suas dúvidas e acredito que pelo tempo de escrita vc já deve ter tido suas respostas… porém me chamou atenção pq meu marido tem um diagnóstico muito parecido com o seu que foi 3 + 3 , entao te pergunto como vc está? Como passou estes anos com o seu pós operatório? Ele tem muito receio do pós devido as sequelas que podem ficar com base na continência urinária e ereção. Poderian os ajudar como paciente já operado?
      grata
      mirtes robba
      mirtes_goncalves@hotmail.com

  2. Tenho procurado informações sobre psa alto (30) apos 10 anos de cirurgia de prostata. Ele , agora ,vai fazer uma vacina sub cutânea. Uma por mês. Já fez tratamento hormonal e não deu resultado. Isso é indício que meu esposo esteja com metàstase em algum outro lugar? Já fez cintilografia ossea. Já fez exames de coluna.

  3. Como meu esposo poderia se livrar da incontinecia urinaria apos 10 anos de cirurgia? Ele sempreore precisou de absorventes. Agora tem psa30. Fez hormonios, agora vai para vacina. Não tem sintomas de mais nada. Nem dores, nem desanimo , nem perda de peso, Ossos, bem . Podera ter metastase em outro orgao? Medico fala pouco,sbre psa alto apos 10 anos

  4. Meu esposo ja teve 3 prostatites ,tratou e melhorou,so que faz 5 anos que ele toma remedio para urinar UNOPROST,so que agora ele medio o psa e esta com 6,9 ele vai fazer 60 anos em julho, e o medico pediu uma biopsia com mais fragmentos ,e disse que ele precisa ser operado , elecorre algum risco de ter algo ,caso nao faça abiopsia e nem a cirugia?

    Prezada Dna. Mara:

    eu recomendo duas coisas: melhorar a comunicação com o seu médico. Com esses resultados, necessitam conversar detalhadamente com um urólogo e oncólogo. Clínico geral é desaconselhável. Devem escrever suas perguntas, preparando a visita ao médico; também aconselho a escrever as respostas. Se informar é importante. Há muitos blogs e grupos de discussão sobre câncer de próstata que podem ser acessados pela internet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s