Homens negros devem tomar mais cuidado com a terapia hormonal

A terapia hormonal (ADT) que aumenta sobrevivência, associada com a braquiterapia do câncer da próstata, pode aumentar o risco de morte entre homens negros, em comparação com homens brancos.

Uma pesquisa acompanhou 7.252 homens que fizeram braquiterapia com ou sem tratamento hormonal neoadjuvante. Eram pacientes com baixo risco de morte. A ADT, também chamada de terapia hormonal, reduz muito os níveis de andrógenos no corpo humano por vários caminhos, como a redução dos sinais para a sua produção. Esses pacientes receberam ADT para encolher a próstata, facilitando a braquiterapia.

Qual o problema?

Entre os negros que receberam ADT houve um aumento de 77% no risco de morte por toda e qualquer causa, e um aumento de 86% no risco de morte por outras causas, ou seja, causas diferentes do câncer da próstata.

A pesquisa foi dirigida por Konstantin A. Kovtun, do Brigham and Women’s Hospital-Dana-Farber Cancer Institute em Boston, e foi publicado pela revista Cancer, versão eletrônica.

Não encontraram diferenças entre brancos e negros em relação às mortes por câncer da próstata, nem encontraram diferenças entre as raças entre pacientes que não fizeram o tratamento hormonal.

Há algum tempo que várias pesquisas revelaram que a terapia hormonal reduz a qualidade da vida e aumenta a mortalidade por outras causas. Não obstante, a redução na mortalidade pelo câncer da próstata, segundo alguns (inclusive eu) mais do que compensa o aumento nas mortes. Além disso, pode ser uma troca que alguns fazem conscientemente: não morrer devido ao câncer da próstata (muitas mortes são por metástases ósseas, longas e dolorosas) e morrer “do coração”.

Os pacientes deste câncer, particularmente os negros, devem discutir suas opções de tratamento com os médicos. Peçam detalhes, informações sobre ganhos e perdas, custos e benefícios. Esse pedido é dirigido também a parentes e amigos porque os homens apresentam muita resistência a falar sobre esse tipo de câncer. Ajude as pessoas com câncer buscando informações confiáveis, consultando oncologistas. Você  poderá salvar uma vida; você poderá evitar muito sofrimentos dessas pessoas.

 

GLÁUCIO SOARES

IESP-UERJ

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s