Racismo pela internet

Preta Gil foi alvo do racismo. O Globo de hoje (27/07/2016) lista vários casos de racismo contra mulheres negras que se destacaram em seus trabalhos e são conhecidas. Há poucos anos, Rafaela Silva, judoca brasileira, foi agredida pela internet. Tinha sido desclassificada nas Olimpíadas de Londres por usar uma técnica que já era usada no judô quando eu o praticava, que caracterizava sobretudo o judô de alguns países do ex-bloco soviético. O excelente Flavio Canto teria sido desclassificado muitas vezes por usar técnicas do mesmo tipo, que passaram a ser proibidas numa mudança das regras claramente política, feita sob medida, para proteger um tipo de judô. Os racistas não viam em Rafaela o símbolo positivo que ela representa: mulher favelada, negra, que venceu na vida através do esporte “contra viento y marea“. Rafaela reagiu às críticas ganhando o ouro no campeonato mundial seguinte.

Quantas agressões racistas são cometidas diariamente contra brasileiras comuns? Elas não são notícia, não chegam à mídia.

No Brasil, comportamentos racistas são crime desde 3 de julho de 1951 quando foi promulgada a Lei Afonso Arinos (Lei 1390/51), mas não a levamos em sério, nem os crimes pela internet. Não é difícil distinguir o que seriam crimes de opinião, inadmissíveis numa democracia, de expressões públicas que incluem calúnias, injúrias e difamações, que são crimes e constam do Código Penal, artigos 138, 139 e 140.

Umberto Eco, em entrevista à revista Época em 30/12/2011 sintetizou o pior que a internet pode representar: um perigo. “A internet ainda é um mundo selvagem e perigoso”. Nas últimas eleições (e depois) vimos como ela pode ser usada como instrumento do ódio. Várias das ofensas elencadas pelo O Globo contra mulheres negras foram feitas através da internet.

Ou levamos esses crimes em sério, ou a internet será, cada vez mais, o esgoto das ideias putrefatas.

GLÁUCIO SOARES     IESP/UERJ

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s