Nozes e câncer da próstata

Nozes e câncer da próstata – comer nozes, amêndoas, castanha de caju, avelãs, pistache e castanhas do Pará fazem o quê com o câncer da próstata?

O efeito é estranho. A última pesquisa, por instituição séria, mostra que comer nozes regularmente reduz o risco de morte por câncer da próstata.

A pesquisa foi realizada por pesquisadores da Universidade de Harvard, que acompanharam 47.000 homens ao longo de 26 anos. Desses, 6.800, ou 14% foram diagnosticados, em algum momento, com câncer da próstata. Um em cada sete homens, razão que coincide com outras pesquisas semelhantes nos Estados Unidos.

É uma pesquisa interessante com resultados inesperados: comer regularmente nozes etc. não reduz o risco de ter câncer da próstata.

OK, então esqueçamos as nozes etc.?

Não. Porque entre as pessoas que foram diagnosticadas com esse câncer o consumo regular de nozes etc. reduz o risco de morrer dele.

A redução não é pequena: 34% entre os que comem uma “dose” de nozes cinco vezes por semana. Um comentarista interessado completou:

“Just 1.5 ounces of nuts per day (about 1/3 cup) can have a positive impact on health.”

Ou seja, um terço de uma xicara de chá por dia já produz resultados visíveis nas estatísticas.

Nos Estados Unidos, um em cada sete homens será diagnosticado com câncer da próstata. Muitos não são diagnosticados porque são assintomáticos e o câncer não é agressivo. Muitos morrem com o câncer, mas de outras causas. Sessenta por cento dos que são diagnosticados tem 65 anos ou mais. A média de idade no momento do diagnóstico é 66 anos. É o segundo câncer que mais mata. É para ser levado em sério. Nos Estados Unidos, um entre cada 39 homens morre de câncer da próstata. É mais em vários países, e menos em vários países orientais com uma dieta com mais vegetais e menos carnes.

As estatísticas são deficientes no Brasil e as estimativas oficiais devem ser encaradas com reservas.

Gláucio Soares IESP-UERJ

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s