Mais uma esperança

Há uma esperança para os que lutam contra o câncer da próstata. Trata-se de pesquisa nas etapas iniciais. O que está acontecendo no laboratório?

Estão experimentando uma nova droga que afeta os inibidores de Hsp90 cujo efeito seria reduzir as defesas das células cancerosas contra alguns tratamentos hormonais. A pesquisa inda está na fase inicial, com camundongos.

Esse efeito a torna muito importante para aquelas pessoas cujo câncer já não responde aos tratamentos hormonais. Não respondem porque criaram mecanismos de defesa. São esses mecanismos que são afetados pelo novo medicamento.

Paul Workman, o Pesquisador Responsável, explica que os inibidores Hsp90 funcionam “em rede”, porque afetam vários sinais com o mesmo tratamento. É um grande avanço em relação aos medicamentos que so atuam sobre um tipo de sinal.

A pesquisa é levada a cabo no Institute of Cancer Research. A relevância é imensa: na Grã Bretanha, um em cada oito homens será diagnosticado com esse câncer.

As pesquisas exitosas, nessa área, levam vários anos até chegar às farmácias. Dada o número de pessoas que seriam beneficiadas, e o interesse comercial que esses números representam, é possível que empresas do ramo invistam e acelerem o processo.

 

Gláucio Soares IESP/UERJ

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s