NOVO TESTE DESCOBRE CANCERES AGRESSIVOS MAIS CEDO!

Quando há sintomas que podem ser de câncer da próstata, com frequência o médico sugere mais exames. O PSA é um deles e o toque retal é outros. O PSA é um exame simples, com tendência a baratear. Tem falsos positivos (indica câncer quando não há) e falsos negativos (não indica câncer quando há). O toque retal diminui esses erros. Esses são os dois exames padronizados, testados e os mais usados, mas ainda com uma desconfortável margem de erros.

Há canceres agressivos que só são detectados após algum tempo, reduzindo as chances de cura.

Há novidade nessa área, vinda da Suécia.

Um novo teste, chamado STHLM3, foi testado em quase 59 mil homens. Apareceram canceres letais que poderiam passar desapercebidos em outros testes.

O pesquisador Henrik Gronberg, do Karolinska Institute, afirmou: o PSA não separa os canceres agressivos dos indolentes.

Muitos homens com o PSA considerado normal, abaixo de 4 nanogramas por mililitro de sangue são portadores de canceres agressivos, letais. Poder-se-ia, claro, baixar a fronteria para 3 ng/ml, ou menos, o que reduziria os falsos negativos, mas aumentaria muito os falsos positivos, o que implicaria em mais exames, inclusive em dolorosas e custosas biópsias.

Como é esse teste e o que faz?

Analisa uma combinação de seis proteínas que são marcadoras do câncer e nada menos do que duzentos marcadores genéticos ligados ao câncer. Além disso, leva em consideração outros fatores como a idade do paciente e o histórico familiar. Pouquíssimos canceres agressivos escapam a esse teste que reduziu também o número de biópsias em 30%.

Não é um exame barato nem se encontra no mercado, mas como reduz muito a margem de erro, é possível que seja amplamente usado em alguns anos.

GLÁUCIO SOARES

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s