Aspirina contra o câncer?

 

Vários estudos sugerem que o uso moderado da aspirina pode ajudar na luta contra alguns canceres. Essa nova pesquisa foi feita com americanos negros, o grupo étnico mais vulnerável ao câncer da próstata.

Duzentos e oitenta e nove negros americanos foram tratados de maneira semelhante, com radiação com objetivo de cura, cuja dose era ≥7560 cGy.

Foram acompanhados durante 76 meses, na mediana (metade mais, metade menos).

Usaram três marcas: o tempo durante o qual o PSA ficou indetectável (bFFS), o tempo durante o qual não houve metástases distantes (DMPFS) e a sobrevivência específica em relação ao câncer da próstata (mortes por outras causas não contam como mortes devido ao câncer da próstata).

Os pacientes foram divididos em dois grupos: 147 tomaram aspirinas (ASA+) e 142 não tomaram (ASA-).

Controlaram outras variáveis associadas com os resultados usando as regressões multivariadas de Cox.

Quais os resultados, sete anos depois?

81% dos pacientes (ASA+) continuavam com o PSA não detectável, mais d que os 81% dos pacientes (ASA-). A diferença é estatisticamente significativa no nível de 0,03.

Vamos para o marcador seguinte, o risco de desenvolver metástases distantes. O risco era muito pequeno nos dois grupos, mas era maior (pior) no grupo (ASA-).

E a sobrevivência especifica? Aos sete anos, 99% dos (ASA+) estavam livres de metástases, um pouco mais do que os 97% dos (ASA-).

É razão suficiente para os pacientes começarem a tomar doses baixas de aspirina? Não, não é. A aspirina tem interações medicamentosas muito sérias, que são causa frequente de sangramentos, inclusive de sangramentos e hemorragias fatais. Fale com seu médico, sim, mas de jeito algum tome aspirina sem que ele (ou ela receite.

GLÁUCIO SOARES IESP/UERJ

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s