Cabazitaxel funciona mesmo em AR-V7-positivos

Há poucos meses foi descoberta a importância de uma variante de um receptor de andrógenos chamada (AR-V7). A presença desse receptor em células cancerosas (CTCs) circulando no paciente desestimula o uso de abiraterona e da enzalutamida, medicamentos recentes aos que recorremos nos casos de canceres muito avançados. Esses pacientes ficavam quase sem opções. Não obstante, um estudo recente mostrou que um medicamento chamado Cabazitaxel (nome comercial Jevtana, mas não sei se já chegou no Brasil) é eficaz mesmo em pacientes que são AR-V7-positivos. Uma esperança de meses a mais de vida, com qualidade melhor dessa vida.

Como foi feita a pesquisa: Quais os dados?

Todos os pacientes portavam canceres avançados que não respondiam mais à terapia hormonal, chamados de mCRPC. É uma pesquisa Fase II, com poucos pacientes, que deve preceder a pesquisa maior, Fase III. Dividiram os pacientes de acordo com o número de células cancerosas (CTCs).

O primeiro objetivo da pesquisa foi ver se havia uma associação entre o status do AR-V7 e o efeito sobre as células cancerosas (CTCs) – redução para menos de cinco em 7,5ml de sangue.

Outros objetivos eram o tempo até que a doença voltasse a avançar e a sobrevivência total.

A resposta ao cabazitaxel, segundo a pesquisa, é independente do paciente ser AR-V7-positivo, o que alivia o sufoco em que se encontravam esses pacientes – com poucas alternativas.

Converse com seu urólogo ou oncólogo.

Saiba mais: “Efficacy of Cabazitaxel in Castration-resistant Prostate Cancer Is Independent of the Presence of AR-V7 in Circulating Tumor Cells.” Em European urology. 2015 Jul 15 [Epub ahead of print].

GLÁUCIO SOARES IESP/UERJ

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s