TERAPIA HORMONAL: INTERMITENTE OU CONTÍNUA?

Para mim é uma boa notícia. Uma pesquisa compara os resultados de duas formas de usar o tratamento hormonal: contínua e intermitente. Contínua não tem interrupções; intermitente tem. Na forma intermitente, quando algum marcador (usualmente o PSA) atinge o nível desejado, o tratamento é interrompido temporariamente, mas continuamos acompanhando o marcador. Eventualmente, o marcador volta a atingir um nível indesejado e o tratamento é reiniciado. Há pouco tempo, uns dois anos, duas publicações argumentaram que interromper o tratamento reduzia a esperança de vida. Desde então, outros artigos demonstraram que não é assim.
Há dias, um grupo chinês publicou uma meta-análise  de vários artigos e comparou os resultados.
Usaram seis pesquisas com quase três mil pacientes “intermitentes” e “contínuos”.

Compararam os dois tipos de tratamento com relação aos seguintes efeitos: a mortalidade (por diferentes causas) é a principal comparação, mas há comparações secundárias: o avanço da doença, a qualidade da vida (QOL é a sigla em inglês) e efeitos negativos de diferentes tipos.
Quais os resultados?
Não há diferenças significativas na mortalidade nem no avanço da doença.
Porém, há diferenças na direção que todos desejamos: a Qualidade da Vida (QOL) é melhor, os efeitos colaterais são menores e, claro, o tratamento fica menos custoso porque usa uma quantidade menor de medicamentos que são muito caros. Independentemente de quem pague pelo tratamento (o paciente, sua família, os contribuintes através do estado etc.), o gasto é menor.
A minha visão pessoal é semelhante à daquele médico do seriado da TV, Dr. House: quimioterapia e terapia quimo-hormonal são venenosas. Quanto menos veneno dentro de mim, melhor. Infelizmente, no meu caso tenho que tomar ou o câncer avança rapidamente. Os pacientes devem conversar com seus urólogos e oncólogos antes de agir.
Se quiserem ler mais, vejam

ZhiLong Dong, Hanzhang Wang, MengMeng Xu, Yang Li, MingLi Hou, YanLing Wei, Xingchen Liu, ZhiPing Wang, XiaoDong Xie, Intermittent hormone therapy versus continuous hormone therapy for locally advanced prostate cancer: a meta-analysis, published: 26 August 2015, em The aging male : the official journal of the International Society for the Study of the Aging Male 2015 Jul 30 [Epub ahead of print].

GLÁUCIO SOARES                IESP-UERJ

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s