Estado do Rio de Janeiro: o melhor mês de maio em 24 anos!

Temos muito que celebrar. Estamos em junho; pois, saibam que em maio de 2015 houve 344 homicídios dolosos, uma baixa de 22% em relação ao mês de maio de 2014. O mais importante é que este maio foi o que menos homicídios teve em 24 anos, desde que a série do ISP começou. E um bônus adicional: vários crimes também baixaram. 

Há outros pontos importantes: os dados de maio, ainda que provisórios, foram divulgados duas semanas depois. Há algum tempo, passavam meses até a divulgação. Em comparação com outros estados, o Rio de Janeiro divulga rapidamente os seus dados.

Há razões para a redução: políticas públicas inteligentes. No nível nacional, desde 2004 o Estatuto do Desarmamento facilitou o combate ao crime e a redução das mortes por armas de fogo naqueles estados preparados para usar essas facilidades. E há várias políticas públicas estaduais que também contribuíram. UPPs, Disque-denúncia, melhoria da perícia, a lenta e muito necessária melhoria das polícias, o aumento na taxa de resolução dos crimes e muito mais. Na minha opinião, contaram, e muito, a continuidade das políticas exitosas, a permanência de um Secretário de Segurança que é policial, estudioso e conhece o campo – como diferente das práticas tradicionais de entregar o cargo a um político, a um militar ou a um parente – e a redução da influência dos prefeitos na escolha dos delegados, um cargo que não pode ser político. 

Avançamos muito, mas ainda falta muito, muito: mais de trezentos homicídios em um só mês é uma cifra inaceitável. É, aproximadamente, o dobro do observado na Holanda em todo o ano, um país com população semelhante à do nosso estado. 

Chegaremos lá!

Bons governos salvam vidas!

GLÁUCIO SOARES IESP-UERJ

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s