Câncer da Próstata, Resveratrol e Células Tronco

Há células-tronco cancerosas (CSCs), inclusive no câncer da próstata. Elas “residem” no interior da massa tumoral e talvez sejam responsáveis por tornar o câncer resistente a tratamentos e leve a um reaparecimento do câncer. As células-tronco não são especializadas, mas podem se transformar em qualquer coisa, inclusive em células especializadas mas, tanto quanto em saiba, a reciproca não é verdadeira: as células especializadas só podem gerar outras células especializadas.

Há muitas pesquisas em curso para controlar as células-tronco. Se forem exitosas, os ganhos serão imensos. A substância resveratrol está sendo estudada porque existe em abundância na natureza. Como há pouco dinheiro a ser ganho com isso, as pesquisas são pequenas e muitas feitas em países com menos recursos, como a Índia. Uma delas estuda os caminhos através dos quais o resveratrol inibe a auto renovação e a metástase dessas células-tronco.

Não obstante, as pesquisas com camundongos são feitas com doses muito altas que dificilmente seriam atingíveis em seres humanos através da dieta. Esse salto poderá vir a ser crucial.

Há pesquisas em andamento focando nas células tronco encontradas no câncer da próstata.

Essas pesquisas demoram, e há muitos de nós correndo contra o tempo.

 

GLÁUCIO SOARES             IESP-UERJ

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s