A controvérsia sobre o selênio

 

Há, no mundo países e regiões ricas em selênio e há as pobres também. A deficiência de selênio facilita várias doenças. Porém, em altas quantidades o selênio é um veneno poderoso. Mata.

Pesquisas feitas em países pobres em selênio no solo revelaram uma associação entre o baixo nível de selênio na pessoa e o risco de ter câncer da próstata.

O problema: não especificaram que essa relação não existia em países cujo solo era rico em selênio. Mundo a fora, paciente passaram a tomar suplementos de selênio, inclusive eu. Pior: um famoso especialista em câncer da próstata me recomendou que tomasse suplementos de selênio. Porém, a pesquisa SELECT mostrou que, a partir de um certo nível, mais selênio não fazia diferença no risco de ter esse câncer. Não ajudava a saúde: ao contrário, gerava outros problemas. Em estudo recém publicado, Kenfield e associados mostravam que a suplementação de selênio em altas doses aumentava o risco de morrer do câncer da próstata.[i]

Somente incautos saem buscando suplementos baseados em informação escassa. Tomar selênio só reduz o risco de câncer, de fracasso bioquímico e de morte quando o indivíduo tem deficiência. Em pessoas sem deficiências, a suplementação aumenta esses riscos.

 

[i] Kenfield SA, Van Blarigan EL, DuPre N, Stampfer MJ, L Giovannucci E e Chan JM, Selenium supplementation and prostate cancer mortality, J Natl Cancer Inst. 2014 Dec 12;107(1):360. doi: 10.1093/jnci/dju360. Impresso em janeiro de 2015.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s