Ironias da política americana

 

Fechados todos os cálculos, se confirma que o PIB americano cresceu 5% no terceiro trimestre do ano, o mais alto dos últimos onze anos. O governo Obama conseguiu recuperar o país do abismo econômico em que George Walker Bush o lançou. Em comparação com a zona do euro, a economia americana cresceu mais em 2012, 2013 e 2014 e as projeções para 2015 e 2016 também favorecem os Estados Unidos. O desemprego está em baixa desde 2010: 9,6%; 8,9%; 8,1%; 7,4% e 6,2%. As projeções para 2015 e 2016 seguem a tendência desejável: 5,6% e 5,3%.

 

Taxa de desemprego, Estados Unidos, 2010 a 2016

Não obstante, o partido de Obama, o Democrata, perdeu o controle das duas casas nas eleições deste ano. No Senado, os democratas perderam nove cadeiras, ganhas pelos republicanos. Politicamente, os últimos dois anos do governo Obama não vão ser fáceis. Não obstante, os dados sobre a recuperação econômica já estavam disponíveis. Daí podermos concluir que nem sempre “it’s the economy, stupid!”

Há vários anos, Clinton também teve um governo economicamente muito favorável. Não obstante, se meteu numa transa com uma estagiária, que resultou num escândalo político, no que talvez tenha sido a chupada mais cara da história. Não conseguiu eleger Al Gore seu sucessor, embora os resultados da eleição, particularmente na decisiva Flórida, sejam disputados até hoje.

O que concluir: não dá para entender a política americana usando, apenas, a teoria da escolha racional baseada na economia. A economia não é a única rationale. É preciso ler os releases da extrema direita americana, que não ganha eleições, mas dinamitou bons governos, e da sua extraordinária capacidade de desviar o foco da política de onde o governo acerta para onde não acerta.

 

(Rafael Ioris sugere que os republicanos vêm alterando o tamanho dos distritos eleitorais e que, em parte, a vitória dos Republicanos no Legislativo se deve a isso)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s