CUIDADO COM OS MEDICAMENTOS QUE PODEM PROVOCAR SANGRAMENTOS

Muitos de nós temos que preocupar-nos com a lenta coagulação de nosso sangue. Eu (e centenas de milhões) enfrento uma fibrilação atrial, que está bem controlada com uma ablação feita em Gainesville há quatro anos e com o uso da amiodarona. Não obstante, durante muito tempo tive o desprazer de tomar warfarina (originalmente um veneno contra ratos) que interagia com “tudo”, particularmente com alguns alimentos úteis para enfrentar um câncer da próstata. Foram vários anos muito chatos.

Surgiram alternativas. Meu clínico geral optou por Xarelto e fiquei livre da warfarina. Outros cardiólogos prescrevem Dabigatran (Pradaxa). Esses medicamentos reduzem o risco de vários problemas cardiovasculares, mas aumentam o risco de sangramento.

Houve uma pesquisa chamada RE-LY que concluiu que o dabigatran não aumentava significativamente o risco de sangramento em relação à warfarina que, durante anos, foi o medicamento padrão.

Até agora. Yuting Zhang, da Universidade de Pittsburgh, e sua equipe publicaram online em JAMA Internal Medicine que o risco relativo de sangramento com dabigatran era 30% mais alto do que o da warfarina. Pior: era 58% mais alto no caso de sangramentos sérios. A (taxa de propensão era de 9.0% em comparação com 5.9%, uma diferença muito significativa P<0,001). Os dados foram retirados de Medicare, um seguro médico público americano com milhões de clientes. As comparações anteriores, que permitiram que a Pradaxa fosse aprovada.

Se você é um paciente, como eu, não peça a seu médico que mude o medicamento baseado nessas informações. A questão é muito complexa porque os resultados variam de acordo com o lugar do sangramento (os gastrointestinais são diferentes dos intracraniais). É debate entre bichos grandes.

É importante, contudo, que saibamos que as vantagens de Pradaxa foram colocadas em dúvida.      

Fiquemos de sobreaviso.

 

 

Gláucio Soares               IESP-UERJ

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s