ERVA CHINESA AJUDA A TRATAR A ARTRITE

 

O que é “methotrexate”? É um tratamento padrão da artrite reumatoide. É muito usado e testado. Funciona? Há muitas pesquisas demonstrando que sim, mas quero concentrar esse artigo em uma publicação recente que nos diz que, seis meses depois de iniciado o tratamento com methotrexate, 46% dos pacientes experimentaram um progresso de 50% ou mais – de acordo com os critérios do American College of Rheumatology (ACR50). Funciona!

Não obstante, há muito espaço para melhorar. Os pacientes que usaram um medicamento vegetal chinês, na base de extratos de Tripterygium wilfordii progrediram um pouco mais, de acordo com os mesmos critérios – 55%. A diferença, percentualmente, não parece grande, mas é estatisticamente significativa (P=0.014), usando um teste de não inferioridade.

clip_image001

Claro que logo aparece a pergunta: e se usarmos os dois? A resposta é positiva: 77% melhoraram. Essas diferenças (comparando os dois juntos com cada um separadamente – chamados de monoterapias) são ainda mais significativas: (P<0.001).

Esses dados foram apresentados por Xuan Zhang e colaboradores, da Academia Chinesa de Ciências Médicas. Uma grande vantagem é que esse tratamento custa pouco, cerca de vinte e cinco reais por mês na China. Creio, sem saber, que essa planta medicinal poderia ser desenvolvida no Brasil, se é que ainda não existe aqui.

Não obstante, dados os resultados, é claro que a combinação é preferível a qualquer tratamento por si só.

Olhando para as minhas juntas na mão, sou um dos interessados.

GLÁUCIO SOARES IESP-UERJ

Saiba mais sobre essa pesquisa nos Annals of the Rheumatic Diseases.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s