Como morrer de um AVC…

O titulo é irônico, mas há coisas que fazemos todos os dias que multiplicam o risco de ter um AVC – e morrer dele. Uma das piores é beber, segundo uma pesquisa muito interessante feita na Finlândia, na University of Eastern Finland.

O que os pesquisadores fizeram? Estudaram nada menos do que 2.609 homens maduros, mas não idosos, e os acompanharam durante vinte anos.

Os resultados mostram que os que consomem bebidas alcoólicas mais de duas vezes por semana multiplicam por três o risco de morrer de derrame. Embora a quantidade bebida não influencie o resultado, não temos informação sobre o tipo de bebida. Não obstante, há informação na pesquisa sobre outros que aumentam o risco de AVCs: pressão alta, doença coronária, fibrilação atrial, insuficiência cardíaca, diabetes, fumar, obesidade, estenose da carótida e níveis de colesterol.  As causas são essas. Ajude a si mesmo, um parente ou um amigo a evitar um AVC. Explique o risco para ele ou ela.

O alcoolismo é um problema muito sério no Brasil e bebidas fortes, como a cachaça, pesam na balança do que se bebe. Uma das melhores maneiras de evitar AVCs é reduzir o consumo de álcool.

 

GLÁUCIO SOARES                  IESP-UERJ

 

Saiba mais: http://tinyurl.com/pybtnbo e Acta Neurologica Scandinavica, 8 de março de 2014.

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s