O que comer, se tenho câncer da próstata?

O que comer, se tenho câncer da próstata? Muitos sabem o que não devem comer (carnes vermelhas etc.), mas há alimentos que ajudam no combate a esse câncer?

Há três pesquisas feitas há menos de dez anos salientaram quatro delas: chá verde, brócolis, tomates e cúrcuma. Um grupo de pesquisadores capitaneados por Vagar Mustafa Adhami demonstrou que os polifenois do chá verde ajudam na prevenção e no tratamento do câncer da próstata. Outro grupo, com Damodaran Chendil à frente, demonstraram que a cúrcuma é uma importante parceira na radioterapia.  tratamento  

O que dizem os dados?

 

Em pesquisa de laboratório, os polifenois contidos no chá verde reduziram os níveis de PSA em células cancerosas numa cultura. O efeito acompanha a dose: mais chá verde, maior a redução. Além disso, o chá verde contém uma substância chamada epigallocatechin gallate (EGCG), que está entrando no time de medicamentos contra vários canceres. A cúrcuma é feita do turmeric e é muito usada como condimento. Ela ajuda a limpar o corpo dos radicais livres, com o que ajudam a fortalecer o sistema imune dos pacientes. Os carotenoides ajudam a “limpar” nosso sistema de radicais livres. Está sendo usada para ampliar o efeito de outros tratamentos e medicamentos, como a radioterapia.

Já Kristie Canene-Adams e sua equipe demonstraram o efeito  conjunto dos tomates e do brócolis. Tomates e brócolis podem vir a ser receitados, mas levará algum tempo. As pesquisas que iniciaram essa busca foram feitas com camundongos. Os tomates reduziram o crescimento dos tumores nesses animais em 34% e o brócolis também fez com que os tumores crescessem menos rapidamente, 42% mais devagar. Juntos, o efeito foi de 52%. Não é pouco.

Muitos pacientes usam esses vegetais em suas dietas ou os ingerem em forma de extratos, capsulas etc.

Não são as únicas armas no arsenal vegetal contra o câncer. Há vários estudos que demonstram o efeito do romã, embora ele tenha sido superdimensionado por empresas interessadas em vender mais suco de romã. O brócolis é um vegetal cruciforme: há outros que também ajudam – couve-flor, repolho chinês, Brussels sprouts.

Sem esquecer da soja!

Saiba mais na fonte dessas informações: http://www.naturalnews.com/041524_superfoods_prostate_cancer_alternative_medicine.html#ixzz2bJcwC2yI

 

 

 

GLÁUCIO SOARES        IESP-UERJ

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s