Mais fitoterápicos contra o câncer da próstata

Esse é o tipo de noticia que gosto de divulgar:  Robert Thomas,  consultor de  oncologia  nos Bedford Hospital e Addenbrooke’s Hospital, em Cambridge, apresentou os resultados de uma pesquisa, chamada “Pomi-T” à American Society of Clinical Oncology in Chicago today.

Pomi-T? Um composto de extratos que contem romã, chá verde, “turmeric”(curcumã) e brócoli.  Os resultados entusiasmam. A pesquisa, porém, só durou seis meses e, como acontece com frequencia, havia dois grupos um que tomou uma capsula com esses extratos e o que funciona como controle.  Todos os participantes eram pacientes que já haviam passado por cirurgia ou radiação. Depois de seis meses o PSA do grupo experimental estava 63% mais baixo do que o do grupo controle.

Esses ingredientes contem polifenois, que são fitoquimicos, e se relacionam com riscos mais baixos de doenças cardiacas, degeneração macular, envelhecimento da pele, abaixam o colesterol, reduzem também o risco de demencia e muito mais. Muitos beneficios!

Há problemas?

Há. Há muitas empresas produtoras de suplementos e bebidas que não respeitam a prudencia científica e afirmam o que, cientificamente, não podem afirmar. Exageram, com frequencia. A duração da pesquisa é limitada e não sabemos, devido à falta de outros indicadores, se efetivamente o medicamento reduz o câncer ou se simplesmente reduz a expressão do PSA. Não obstante, os resultados “se encaixam” nos de várias pesquisas (principalmente Fase I e II) que demonstram os beneficios desses vegetais e frutas.

 

 

GLÁUCIO SOARES                                 IESP-UERJ

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s