O suicídio de pré-adolescentes e adolescentes é um processo

Uma “autópsia (necropsia) psicológica de vinte pré-adolescentes e adolescentes (12 a 19 anos) e a comparação com um grupo controle com características semelhantes mostra resultados que podem contribuir para a prevenção de suicídios nessa faixa etária.

 

Oitenta e cinco por cento das vítimas e 18% dos controles expressaram ideações suicidas, levando a crer que essas ideações são importantes na previsão e na prevenção dos suicídios.

Uma categoria nem sempre usada nas pesquisas é a ameaça de suicídio. Cinquenta e cinco por cento das vítimas tinham ameaçado suicidar-se. Outras variáveis importantes foram o alcoolismo ou o uso de drogas (70%), um comportamento antissocial (70%) e o que foi chamado de personalidade inibida (65%). Como também foi confirmado em muitos outros estudos, comportamentos suicidas na família e entre amigos, abuso e/ou problemas mentais na família também aumentam o risco de suicídio.

Os amigos e familiares, normalmente um fator que reduz o risco de suicídio, se estiverem em condições de patologia psicológica ou sociológica aumentam o risco.

Há uma escalada de sintomas que podem alertar as pessoas e instituições responsáveis:

 Das Ideações às Ameaças àsTentativas ao Suicídio

 

 Esses sintomas permitem interromper a escalada em momentos diferentes. Esse conhecimento deve ser levado em conta na prevenção.

 

 Saiba mais: Psychological autopsy of completed suicide in children and adolescentes, em Am J Psychiatry 1985;142:1061-1064.

 

 

         GLÁUCIO SOARES    IESP-UERJ

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s