VITAMINA C, INFLAMAÇÃO E CÂNCER: ONDE ESTAMOS?

Leia até o fim:

Dados de novo estudos sugerem que doses regulares de vitamina C (se forem altas, devem ser somente mediante receita e acompanhamento de médico competente) reduzem a inflamação em pacientes de câncer.

Um comunicado da Riordan Clinic sugere que a relação encontrada entre inflamações e tumores não se limita a alguns tumores, ou tipo de tumores, mas está presente em todos os canceres estudados. Haveria uma variável, a inflamação, presente na maioria dos tecidos cancerosos. Níveis altos de inflamação podem indicar um risco maior de câncer, entre os não diagnosticados, e também um câncer mais agressivo, entre os já diagnosticados.

Outros problemas causados pelas inflamações não devem ser desprezados, como a redução na qualidade da vida e a debilitação do sistema imune.

A pesquisa analisou o efeito de doses endovenosas de vitamina C sobre a inflamação num conjunto de pacientes de câncer.

A mencionada clínica administra programas que aplicam doses elevadas de vitamina C resultando em respostas desejadas em 75% dos pacientes.

Porém, essa é uma clínica “alternativa”. Para verem o que faz (se puderem enfrentar o Inglês) vejam o que escrevem seus médicos em

http://www.riordanclinic.org/research/journal-articles/

 

Para contrapor as opiniões busquei outras fontes, inclusive a respeitadíssima Clínica Mayo. A história que encontrei é diferente: enfatiza que houve entusiasmo no uso da vitamina C com esses propósitos na década de 70, mas análise metodológica das pesquisas feitas mostraram erros insanáveis. Mais uma vez, a equação: boas intenções + falhas na metodologia = conclusões não confiáveis.

 

http://www.mayoclinic.com/health/alternative-cancer-treatment/AN01572

 

GLÁUCIO SOARES        IESP-UERJ

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s