Nova pesquisa: uma forma da vitamina D reduz o risco de morrer do câncer da próstata

A discussão a respeito dos efeitos da vitamina D sobre o câncer da próstata voltou a esquentar: nova pesquisa, novos resultados. Desta vez, realizado no National Cancer Institute.

A conclusão? Manter níveis altos de vitamina D pode reduzir significativamente o risco de desenvolver uma forma agressiva do câncer.

Os autores trabalham em instituições com muito prestígio: o pesquisador responsável, I.M  Shui, na  Harvard School of Public Health . Eles demonstraram que os homens com níveis mais altos de vitamina  D – mas olhem o importante detalhe – na forma de 25-hydroxyvitamin D (25(OH)D), tinham um risco 57% mais baixo de desenvolver uma forma agressiva e letal deste câncer. Em relação a quem? Aos homens que tinham níveis mais baixos.

Os detalhes da pesquisa: foram estudados 1.260 pacientes, diagnosticados com câncer da próstata DEPOIS de terem seu sangue examinado no laboratório entre 1993 e 1995, e outra amostra de 1.331 controles, que não tiveram a doença. Os 114 pacientes que morreram durante o acompanhamento (que durou até março de 2011) são o grupo mais importante, porque desenvolveram uma forma letal do câncer e faleceram.

Todos foram ordenados de acordo com a quantidade de 25(OH)D no plasma sanguíneo e subdividos em quatro grupos de acordo com essa quantidade. Esses grupos são chamados de quartís. Comparando o quartil mais alto com o mais baixo, o risco de morte por câncer da próstata era 57% mais baixo no primeiro.

Não obstante, os níveis dessa vitamina não se relacionavam com o risco de ter cânceres indolentes, não letais.

Extrapolando para números de mortes nos Estados Unidos, o autor conclui que o uso da vitamina D poderia salvar cerca de 15 mil homens anualmente.

A pesquisa avançou em relação à genética dessa relação. Há sete genes associados com a vitamina D, abrindo caminho para uma terapia e uma prevenção com base genética.

 

GLÁUCIO SOARES      IESP/UERJ

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s