Vitamina D contra o câncer da próstata agressivo

Mais uma vez, a vitamina D aparece como aliada na luta contra o câncer da próstata! Numa publicação eletrônica de poucos dias atrás (12 de abril, no Journal of the National Cancer Institute), a relação foi, mais uma vez, confirmada.
Como fizeram?
Os pesquisadores enfileiraram as pessoas de acordo com quanta Vitamina D havia neles. Depois, dividiram a fileira em quatro partes iguais. Por serem quatro, são chamadas de quartís. A primeira parte, ou quartil, inclui as pessoas com mais vitamina D, e a última, ou quarta, inclui as pessoas com menos vitamina D.
O próximo passo é previsível: comparar a incidência do câncer da próstata nos diferentes quartís. Para realçar as diferenças, com frequência os pesquisadores comparam os dois extremos, o quartil mais alto e o mais baixo. Se concentraram nos cânceres da próstata que eram agressivos, perigosos, letais. Pois bem: o risco de que os homens que compunham o quartil com mais vitamina D teria essa variedade de câncer da próstata era 57% mais baixo no quartil I do que no quartil IV.
Quem analisou a pesquisa foi Edward Giovannucci, um nome conhecido e respeitado nas relações entre nutrição e câncer. Ele analisou dados relativos a 1.260 pacientes  que tiveram amostras de seu sangue retirada para vários propósitos entre 1993 e 1996, e os acompanhou durante 16 anos, para ver quantos morreram da doença. No total houve 113 mortes, ou 9%. É interessante que a presença de 25(OH)D no plasma sanguíneo se correlacionava negativamente com os cânceres agressivos, mas não se correlacionava com os cânceres em geral.
O comentarista sugere que as pessoas que não tem uma exposição frequente ao sol devem tomar suplementos de vitamina D e que a forma ideal desses suplementos são os “drops” para chupar.
Além desse benefício, a vitamina D também fornece alguma proteção contra um dos efeitos colaterais do tratamento anti-hormonal que é a osteoporose.
GLÁUCIO SOARES       IESP/UERJ

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s