Uma anormalidade genética determinaria a volta do câncer da próstata

O teste de PSA permitiu um grande avanço na detecção precoce do câncer da próstata. A despeito de um grande debate que ocorre nesse momento sobre se e quando e em quem usar os testes de PSA, o PSA é um teste de fácil obtenção e baixo custo que salvou inúmeras vidas.
Mas, o que fazer quando o PSA é alto? Que tipo de tratamento usar? Há cânceres indolentes que não necessitam de tratamento e há cânceres que acabam resistindo a todos os tratamentos disponíveis e o paciente tem um alto risco de morrer dele.
Sabemos que dois tratamentos para cânceres avançados, o (anti)hormonal, que usa Lupron e outros inibidores da produção de hormônios masculinos, e a quimioterapia, que agrega vários meses de vida, eventualmente passam a não conseguir mais impedir o avanço do câncer. Por quê?
Pesquisadores da Universidade de Pittsburgh descobriram umas anormalidades genéticas, particularmente a conhecida como CNV (copy number variation) está presente no caso de cânceres resistentes. 
Onde se encontram essas anormalidades? 
Nas células cancerosas, no tecido não canceroso circundante e no próprio sangue. A presença dessas células tem um papel predominante na determinação de se o câncer voltará, o que é frequentemente chamado de fracasso bioquímico (quando o PSA reaparece), e se o câncer será agressivo ou indolente.
É um conhecimento importante que ajudará a tratar quem precisa, mas não quem não precisa, por ter um câncer indolente que levaria muitas décadas até ameaçar a vida do paciente.
Fonte: The American Journal of Pathology.
GLÁUCIO SOARES             IESP/UERJ

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s