Usando o DNA para atacar o câncer da próstata

Talvez a maior esperança baseada em medicamentos para combater o câncer da próstata seja a Prostvac. É uma “vacina” no sentido de que estimula o sistema imune a identificar e atacar as células cancerosas. Está sendo desenvolvida em Kvistgaard na Dinamarca pela Bavarian-Nordic Immunotherapeutics e usa vírus carregados com fragmentos do DNA humano. 

Agora é a o momento de testes tipo Fase III, com muitos pacientes, grupos controle e tudo o mais. Está sendo feito com pacientes avançados, que não respondem mais à terapia (anti)hormonal, nos Estados Unidos, e deverá incluir o Reino Unido e mais dezoito países. Em princípio poderá ser usado em outros tipos de câncer. 

Os quatro genes humanos ajudam os vírus a identificar as células cancerosas, marcando-as, mas deixando as células saudáveis de fora. Esse blog já publicou notícias sobre as pesquisas em Fase II da ProstVac.

Outra “vacina” chamada Provenge já está no mercado e enfrenta dificuldades devido à péssima relação custo/benefício: custa 93 mil dólares e aumenta a esperança mediana de vida em apenas quatro meses.

Saiba mais: http://www.upi.com/Health_News/2012/04/14/Prostate-cancer-treatment-uses-human-DNA/UPI-41861334443743/#ixzz1sCE1CiOb

 

GLÁUCIO SOARES                  IESP/UERJ

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s