Erros graves nas biópsias…no Canadá

Uma revisão avaliativa dos resultados de exames histopatológicos de biópsias da próstata revelou muitos erros cometidos pelo mesmo patologista. Em última análise, as biópsias são feitas por humanos e humanos erram. Infelizmente, esse, no Edmonton’s Royal Alexandra Hospital, em Alberta, no Canadá, errou muito.
O hospital, com a falsa identidade entre exterior contemporâneo que muitos pacientes criam, não dava dica de que poderia cometer tantos erros…


Nada menos do que 159 pacientes podem ter sido vítimas dos erros deste patologista. Todos, menos seis, foram localizados e o hospital ofereceu para fazer novas biópsias e outros exames, corrigindo o erro.
Quase vinte por cento das patologias estavam erradas, margem considerada inaceitável. Foram erros graves – ou dando ficha limpa a pacientes que, na verdade, tinham câncer, ou subestimando a agressividade do câncer.
O tema virou político porque a oposição, com apoio sindical, afirma que os patologistas estão sujeitos a um regime de trabalho excessivo, estão sobrecarregados. A administração nega.
Mais uma razão para melhorarmos os testes.
GLÁUCIO SOARES                      IESP-UERJ

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s