Evitando a reincidência da trombose

Não podemos ignorar a possibilidade de ter um segundo episódio de embolia trombótica venosa. Os tratamentos para evitar a “volta” desses episódios são probabilísticos. Infelizmente, não é uma ciência exata. Trata-se de reduzir o risco, mas não há certezas.

Muitos tomam heparina para reduzir esse risco. Recentemente, foram divulgados os resultados de uma pesquisa comparando a reincidência em grupos com doses reduzidas de heparina com a dos grupos com doses maiores. O limite foi de seis meses. Acompanharam todos os pacientes no condado de Olmsted, em Minnesota, que tiveram um primeiro episódio entre 1984 e 1997.  Havia pacientes tomando heparina e outros tomando warfarina. O “grupo heparina” foi submetido a testes regulares de tempo de tromboplastina, ao passo que os do “grupo warfarina” tiveram seus testes de INR. Computando o número de pessoas e os anos em que foram acompanhadas, perfaziam um total de quase cinco mil e quinhentos anos-pessoas. Vinte e dois por cento dos pacientes tiveram recorrência durante todo o período e 8% dentro do limite de seis meses.

No grupo da warfarina, um INR de 2 ou mais estava associado com um risco menor de recorrência, ao passo que no grupo da heparina, um tempo de 0,2 anti Xa U/ml estava associado com um risco menor. Ou seja, se o médico aconselhar, os pacientes que tomam warfarina devem manter o INR acima de 2. A novidade veio no grupo da heparina: nada menos de 92% dos que tomavam uma dose de 30,000 U/d (ou mais) evitaram uma reincidência.

Há um aspecto econômico nos resultados relativos à heparina, que é cara, assim como seus testes. As doses podem ser menores e o acompanhamento menos freqüente. E os gastos, claro, são menores.

Não esqueça que seus médicos são as únicas pessoas autorizadas a diagnosticar a doença e a recomendar tratamentos para ela.

 

GLÁUCIO SOARES          IESP-UERJ

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s