Cuidado com a pressão muito baixa

Há quem acredite que, em se tratando de pressão sanguínea, “quanto mais baixa, melhor”.  Não é bem assim. Há limites. Pressão muito baixa pode levar a tonturas e desmaios.  Tentativas exageradas de baixar a pressão podem baixar demais a diastólica (usualmente a de baixo no medidor), que pode ser um problema sério para pessoas com artérias coronárias com bloqueio.

Até meio século atrás, os médicos costumavam dizer que uma “boa” pressão era a sua idade mais cem… Na década de oitenta a orientação mudou e passou a ser guiada pelo limite superior: 140/85 (nos Estados Unidos a pressão é medida da mesma maneira que no Brasil, mas os resultados são apresentados de maneira diferente : 12 é 120, 13 é 130, e assim por diante. Abaixo disso estava bom. Hoje os níveis ótimos são ainda mais baixos, o ideal sendo perto de 120/80. Quem tem pressão alta deve fazer tudo para baixar de 140(14) por 90(9).

A pressão alta é silenciosa. Raramente apresenta sintomas. Já a pressão baixa apresenta alguns sintomas que nos dizem que devemos cuidar dela: visão embaçada; confusão; desmaios, tonteiras; fraqueza etc.

Uma queda sempre oferece perigo. Há outras ameaças a saúde e ao bem-estar associadas com a pressão baixa.

Há mais do que achismo e chute no aviso para tomar cuidado com a pressão extremamente baixa:  uma pesquisa, feita pela equipe de Franz Messerli, um especialista em hipertensão no St. Luke’s-Roosevelt Hospital em Nova Iorque, mostrou que a relação tem limite entre pessoas com doenças coronárias. Tudo melhorava até a pressão diastólica chegar a 70, 60 ou menos. A partir desse nível, aumentava o risco de ataques do coração.  

Esses dados nos dizem que não há resposta única. Entretanto, como a maior ameaça é a pressão alta, nossas preocupações maiores devem ser com ela.


 

GLAUCIO SOARES               IESP-UERJ

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s