Saw Palmetto desmistificado; testar ou não testar

Saw Palmetto é usado por muita gente para o tratamento de hiperplasia benigna da próstata (HBP); pior, muitos “curiosos” o receitam para tratar cânceres da próstata. Uma pesquisa, com trezentos homens de 45 anos ou mais, com HBP, tomaram saw palmetto em varias dosagens: 320, 640 e 960 miligramas, que é equivalente a três vezes a dosagem recomendada nas bulas. E, claro, havia um grupo controle que tomou um placebo.


 
 

Resultado: nenhuma diferença entre os grupos. As próstatas continuaram do mesmo tamanho, mas os sintomas variavam. Como o objetivo é reduzir a próstata, saw palmetto é inútil. Gerald Andriole, da Washington University Medical School conclui: “a esperança é mais eficiente.”  Andriole mandou três recados:

  • 1.       Saw Palmetto é um engodo;
  • 2.     Quando mais proteína animal se comer, maior o risco de desenvolver um câncer da próstata;
  • 3.     A recomendação da U.S. Preventive Services Task Force de que não deveriam medir anualmente o PSA de homens saudáveis com mais de 50 anos é um erro.

Andriole também admite que há muita variação na qualidade do produto entre os fabricantes. Por não ser considerado um medicamento o saw palmetto não é regulado pelo FDA.

O vinculo entre a dieta e o risco do câncer da próstata não foi descoberto hoje: tem mais de vinte anos, mas estudos recentes mostraram que mudanças na dieta induzem mudanças genéticas. E o resultado é rápido: impedir o consumo de uma proteína influencia quais os genes que são ativados e quais os que não são. Os sistemas humanos respondem rapidamente a mudanças pequenas na dieta.

Andriole é um grande defensor da dutasterida, remédio vendido sob o nome de Avodart, que vem recebendo críticas da FDA. Há quem duvide da sua imparcialidade devido a ter vínculos financeiros com a empresa que produz esse medicamento.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s