Revisão bibliográfica cheia de esperanças

Artigo recente revisto em PubMed foi, por sua vez, revisto no UroToday. Fala de medicamentos novos, em fase de testes clínicos.

É um artigo otimista a respeito da eficiência de vários tratamentos novos. São tratamentos com diversas origens: imunológicos e terapias biológicas focalizadas, e novas maneiras de encarar o problema dos cânceres refratários ao tratamento hormonal.

Os autores fizeram uma revisão dos artigos sobre câncer da próstata que foram resumidos e indexados no PubMed (que é grátis, ao qual você também pode ter acesso) – nos últimos três anos. As conclusões são otimistas, não no sentido de que há cura no horizonte, mas no sentido de que há novas e mais eficientes linhas de ataque ao câncer nos seus estágios mais avançados, com, metástases. Que tipo de linhas de ataque? Principalmente imunológicas, agentes que zeram em cima de moléculas-chave, agentes citotóxicos, e as áreas de resistência andrógena.

Alguns deles já estão em experimentos clínicos (Fase III), outros devem chegar nesse nível em meses ou poucos anos.

Se quiser saber mais, busque Alifrangis C, O’Hanlon-Brown C, Tuthill M, Waxman J.  ou vá diretamente ao BJU Int. 2011 Set 20.

 

GLÁUCIO SOARES     IESP/UERJ

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s