COMPOSTO NATURAL PODE AJUDAR NO TRATAMENTO DO CÂNCER DA PRÓSTATA

 

Pesquisadores do Methodist Research Institute na Indiana University, dirigidos pelo Dr. Daniel Sliva, apresentaram um trabalho na Grécia, resultado de pesquisa com camundongos nos quais haviam inserido tecido canceroso (da próstata).  Usaram produtos “naturais”, obtendo algum controle sobre a proliferação e metástase de células cancerosas já refratárias ao tratamento hormonal. Se confirmada em seres humanos, essa terapia tem a seu favor não ser tóxica, em causar efeitos colaterais. Não é pouco. Porém, deste estágio até o desenvolvimento de um medicamento testado e eficiente o trajeto é longo e a grande maioria morre pelo caminho.

Uma questão estratégica é o tipo de câncer avançado, refratário a muitos outros tratamentos. Nesse nível, quase tudo é lucro. Deixado livre o câncer continua progredindo, se espalha e pode levar à morte.

Em que consiste essa fórmula? Fitonutrientes, extratos botânicos, cogumelos medicinais botanicamente estimulados e anti-oxidantes.

Esse composto inibe o crescimento do tumor e, também, os genes associados com a metástase.

Infelizmente, não tivemos acesso aos dados – somente a comentários baseados nos resultados. Havia diferenças entre o grupo experimental e o controle que eram estatisticamente significativas. É pouco para formar uma opinião. Com amostras grandes, diferenças relativamente modestas podem alcançar significância estatística.

A mesma formula tinha sido usada em estudos in vitro na Universidade de Columbia e pelo Cancer Research LaboratoryMethodist Research InstituteIndiana University Health, em Indianápolis.  

É mais uma esperança. Mas se chegar à Fase III e os resultados forem bons, o que acontece com poucos produtos que inicialmente prometem, mesmo assim teremos que esperar alguns anos.

 

 

GLÁUCIO SOARES   IESP/UERJ

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s