Bisfosfanatos contra a dor na metástase óssea

Uma das conseqüências comuns e nefastas a muitas metástases do câncer da próstata é a localização: os ossos. A metástase óssea, usualmente, é muito dolorosa, e representa uma parte grande da queda na qualidade da vida dos cancerosos. Os bisfosfonatos são usados corriqueiramente nos casos de osteoporose, mas um de seus vários tipos pode ser aplicado, também, ao câncer da próstata. Uma nova aplicação para um remédio antigo. O conteúdo da apresentação de um grupo de pesquisadores britânicos ao 2011 European Multidisciplinary Cancer Congress (em Estocolmo) tratou exatamente dessa nova utilidade. O grupo é liderado por Peter Hoskin do University College, Londres.
Qual a mensagem? É que uma única injeção de ibandronato, um dos bisfosfonatos, cujo nome comercial é Boniva, reduz a dor causada pela metástase óssea do câncer da próstata. Essa redução de uma só aplicação relativamente sem complicações concede benefícios equivalentes a uma dose individual de radiação.
Como a dor causada pela metástase óssea é, talvez, a conseqüência que mais reduz a qualidade da vida, podemos contar com a replicação desses estudos e com a maior disponibilidade do Boniva e de outros produtos melhorados em pouco tempo. A demanda é grande, porque um dos motores da indústria farmacêutica é a dor, que aumenta a demanda e os lucros.
Gláucio Soares
IESP-UERJ

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s