Os custos do cabazitaxel são muito altos em relação aos benefícios


Há um medicamento que recentemente terminou testes Fase III, de nome comercial Jevtana, baseado no cabazitaxel, que, em combinação com prednisona ou com prednisolona pode ser usado como quimioterapia de segunda linha. Até agora a de primeira linha é, sem lugar a dúvida, o taxotere.
Na Grã-Bretanha, a distribuição e uso de um medicamento pelo sistema público de saúde passa por uma avaliação, que inclui custo/benefício. No Brasil, o artigo constitucional, de triste inspiração, de que a saúde é direito de todos e obrigação do estado, gerou uma chuva de processos para que o estado pague por remédios caríssimos que aumentam pouco a sobrevivência do paciente. Com os mesmos recursos gastos com esses medicamentos, o número de pessoas salvas seria muito maior e o número de anos vividos muitíssimo maior. Mas os pobres não dispõem dessas informações nem de recursos para pagar advogados e obter os medicamentos grátis. Grátis para quem os usa; alguém paga a conta.
Quem faz a avaliação na Grã-Bretanha é o National Institute for Clinical Excellence (NICE). O NICE concluiu que esse medicamento não deveria ser usado (e custeado) pelo NHS, o sistema público de saúde do país. O raciocínio é simples:


  • A dose custa £3,700, ou 10.835,61 reais;
  • O tratamento custa £22,200, ou 65.013,66 reais;
  • O tratamento tem efeitos colaterais sérios;
  • O custo não é proporcional aos benefícios.

O sistema de saúde inglês, mais realista e menos populista do que o brasileiro, concluiu que os custos eram demasiadamente altos em relação aos benefícios. Todos sabem que esses recursos salvarão mais anos de vida se aplicados a outras áreas. É uma escolha difícil, mas racional, na qual o custo/benefício deste tratamento foi calculado e contrastado com os benefícios obtidos se os mesmos fundos fossem aplicados a outras áreas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s