UPPs: de minha parte, obrigado

Recebi do Zeca Borges e achei interessante:

Conta-se muito esta história sobre Elizabeth I da Inglaterra. A rainha e seu protegido, Sir Walter Raleigh, divertiam-se a fumar charutos – na segunda metade do século XVI, isto devia ser uma grande novidade, dentre outras vindas da América. Observando a fumaça, Raleigh afirmou que ela poderia ser pesada. E, apanhando um charuto novo, iniciou sua demonstração. Colocou-o numa balança e anotou seu peso. Acendeu-o e começou a fumá-lo, tendo o cuidado de colocar suas cinzas no prato da balança. Quando terminou, colocou o que restava do charuto junto às cinzas, e verificou o peso. A diferença que faltava, afirmou ele, era o quanto a fumaça pesava. Brilhante.

A rainha ficou ainda mais encantada com seu favorito. Embora tenha sido interessante, o que aconteceu depois já não tem relação com o assunto que iremos abordar. A história fica por aqui.

Uma das maiores contribuições de iniciativas como a das UPPs no combate ao crime tem muito a ver com a fumaça de charutos. Pode-se dizer o mesmo do Disque Denúncia, Viva Rio e Afroreggae e das ações preventivas da polícia civil e do BOPE, e, especialmente, das atuais atividades de policiamento ostensivo realizadas pela PM.

O resultado não aparenta peso, embora ele exista. A maneira de se obter este peso tem algo a ver com o que Sir Walter Raleigh demonstrou. No Rio de Janeiro, por exemplo, de acordo com as informações do ISP, no primeiro semestre de 2011 morreram menos 292 pessoas do que no mesmo período de 2010. Estas 292 vidas poupadas no período são o quanto pesa a fumaça.

Nunca se saberá quais foram as que escaparam. Conhecemos apenas aquelas 2.260 que foram mortas, quem eram e como foram choradas. Mas não houve comemoração na família das que estão vivas. Como posso estar entre elas, de minha parte, muito obrigado.


 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s