Bons resultados iniciais da cabozantinib

Essa esperança é um pouco maior do que as mais recentes. Está sendo testada uma droga chamada de cabozantinib por uma empresa chamada Exelixis. Os primeiros resultados estão disponíveis. Sessenta e dois pacientes fizeram imagens dos ossos e 85% deles melhoraram – ou as lesões sumiram (nos scanners) ou diminuíram. É um excelente resultado! E importante: as lesões ósseas produzem fraturas, dores horríveis e, eventualmente, a morte – e não é uma morte bonita, tranqüila. Em mais oito pacientes (ou 13%), a doença foi estabilizada e em um, apenas um, dos 62 piorou.



Tem mais: os tumores encolheram em 61 dos 91 pacientes cuja metástase foi para tecidos moles (não ossos) – como o fígado e os pulmões. A droga reduziu a dor e a necessidade de tomar morfina, além de aumentar a hemoglobina.

Os pacientes foram tratados durante duas semanas e ai separados em dois grupos, um que tomou o remédio e o outro controle. Quando ficou claro que o medicamento funcionava, os pacientes no grupo controle puderam mudar de grupo: piora a pesquisa, mas é uma necessária medida humanitária.

Todos os medicamentos nessa fase, até agora, não duram para sempre, não curam. No grupo placebo, os pacientes pioraram na média depois de 40 dias; no grupo controle não há, ainda, dados comparáveis porque depois de quatro meses 79% não tinham piorado e ainda recebiam o medicamento.

Esses pacientes eram avançados e já não respondiam ao tratamento (anti) hormonal.
Já sabemos que o efeito tem duração limitada, mas parece ser muito eficiente durante esse tempo.

Exelixis planeja mais trials: quer ver em maior detalhe o efeito sobre as metástases ósseas e as dores ósseas. Outro Trial focalizará a possibilidade de impedir ou de postergar significativamente a metástase óssea e o terceiro responderá à pergunta sobre se aumenta a sobrevivência e quanto.
Esse tratamento tem efeitos colaterais, vários comuns à quimioterapia: fadiga, pressão alta, dor nas costas, perda de pele na sola das mãos e dos pés.
GLÁUCIO SOARES

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s