Que testes e que tratamentos para o câncer da próstata: o debate é sério

O PSA está elevado. Hora de fazer biópsia, certo?

Não. Depende. Depende da idade e do lugar. Nos Estados Unidos a sabedoria indica biópsia e tratamentos radicais com intenção curativa, mas na Europa, não.

Os escoceses acham que homens com mais de 75 anos, mesmo com PSA ng/ml acima de 20, não devem fazer biópsias porque mesmo se o câncer for detectado a tendência é recomendar um tratamento conservador. Essa é a recomendação de Michael Nomikos e colegas, que estudaram 293 homens com mais de 75 anos que sofreram com as biópsias. Na média tinham 82,6 anos e um PSA de 30. O câncer foi detectado em nove de cada dez homens com mais de 75 anos e um PSA acima de 20.

O que fizeram? Trataram com terapia anti-hormonal (a terapia hormonal, de fato, é hormonal só no nome: ela é anti-hormonal).

O teste digital tem mais erros de sensitividade e de especificidade, particularmente entre os homens com um PSA mais baixo: 69% e 60%, respectivamente. São margens altas de erro.

O gráfico mostra que tanto a idade quanto o PSA indicam e aumentam o risco de câncer da próstata. Entre os com 85 anos ou mais e PSA de mais de 20 ng/ml todos tinham câncer, de acordo com a biópsia.

A lógica do tratamento é prolongar a vida ao máximo com o mínimo de perda na qualidade da vida. Por isso, raramente se recomenda um tratamento radical (cirurgia, radiação) a pacientes muito idosos. O nível do PSA pesa nessa decisão.


O tratamento padrão nesse grupo é antihormonal ou observação, dependendo do PSA e de como o paciente se sente.

Mesmo a biópsia é colocada em dúvida devido às dores e conseqüências colaterais. O PSA + o toque retal, de acordo com esse grupo, forma um teste conjunto o suficientemente exato (menos do que a biópsia, claro). Quando há comorbidades e a esperança de vida é limitada a poucos anos, muitos observadores acham que testes e tratamentos dolorosos, radicais e com sérios efeitos colaterais não fazem sentido

Fonte: Urologia Internationalis (2010)

GLÁUCIO SOARES


 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s