Como o câncer se esconde do sistema imune

Uma descoberta com grande potencial curativo: como as células cancerosas passam desapercebidas pelo sistema imune. Mesmo quando células cancerosas eram implantadas em camundongos, o sistema imune não as atacava, levando à conclusão que algo dentro do tumor impedia o reconhecimento. As células cancerosas se localizam em um tecido conectivo chamado de stroma, que não é canceroso. As células do stroma não são todas iguais. Umas expressam uma proteína fibroblast activation protein (FAP+). Qual o problema? Células com essa mesma característica se encontram no útero, em áreas inflamadas, nas que o nosso corpo tenta “parar” o sistema imune.

Os pesquisadores “fabricaram” camundongos transgênicos nos que injetaram células cancerosas, mas com uma mutação que matava as células que expressavam a FAP (a proteína); matavam essas células com uma toxina diftérica. Dois dias após eliminadas as células FAP+, o sistema imune destruiu entre 80 e 90% das células cancerosas.

>Susan Arnold

Mas foi mesmo o sistema imune? Para garantir que foi, fizeram o mesmo procedimento em camundongos transgênicos sem um sistema imune. Retirar as células FAP+ não alterou nada, demonstrando que a combinação entre a eliminação das células FAP+ e o sistema imune dos camundongos é que provoca a mortalidade nas células cancerosas.


Fonte: Kraman, M. et al., “Suppression of Antitumor Immunity by Stromal Cells Expressing Fibroblast Activation Protein-alpha,” Science, 330:827-30, 2010.
câncer de próstata e sistema imune, macrófagos atacando célula cancerosa, o câncer se esconde, redirecionando o sistema imune, Foto de célula do câncer,
Como o câncer se esconde do sistema imune

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s