Dutasteride reduz o risco de câncer da próstata


Uma pesquisa com mais de seis mil e quinhentos pacientes, que durou, quatro anos, sugere que dutasteride reduz o risco de câncer em 23%, em comparação com o grupo controle. O nome comercial desse medicamento é Avodart. São boas noticias para mim, que o estou tomando regularmente, em preparação para um pesado tratamento hormonal.

Os pacientes não eram pessoas comuns, mas com alto risco de desenvolverem este tipo de câncer. Especialistas e pesquisadores mundo a fora chamaram a atenção para a precaução que se impõe: é preciso uma pesquisa de muito maior duração. Diga-se de passagem que não é a primeira pesquisa que revela que este tipo de medicamento reduz o risco de câncer da próstata. Há sete anos foi demonstrado que um medicamento semelhante, finasteride, cortava o risco em um quarto, mas também concluiu que os tumores que, sim, eram descobertos eram mais agressivos, gerando uma série de questões.

Os dois medicamentos são usados no tratamento de outra doença que aumenta o risco do câncer.

Quem eram os pacientes? Homens entre 50 e 75 com um PSA alto, mas sem indicador seguro de que tinham o câncer (biópsias e toque retal negativos). Como manda o figurino, foram divididos em dois grupos: um tomou uma pílula diária de dutasteride e outro um placebo. Entre os que tinham um histórico familiar perigoso, dutasteride reduziu o risco de câncer em 31%. Os autores acreditam que os tumores que foram descobertos já estavam presentes no início da pesquisa, mas não foram detectados.

Há duas interpretações para esses resultados, uma sugere que esse tratamento reduz cânceres pequenos e não agressivos, que não chegam mesmo a serem detectados. O pesquisador responsável, Gerald Andriole, é um nome conhecido dos pesquisadores na área. Elea firma, esperançosamente, que o tratamento pode evitar tratamentos mais caros, demorados e com sérias conseqüências colaterais, mantendo os cânceres pequenos.

A grande questão, agora, é se esse efeito é duradouro ou não.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s