Como diagnosticar um AVC?

Nem sempre é fácil diagnosticar cedo um derrame, seja um TIA ou um AVC sério. O exame clínico, feito por um professional especializado e experiente, quase sempre acerta. Não obstante, precisamos de mais:
precisamos de informação exata para o tratamento correto;
há muito lugar para erro e imprecisões que afetam a vida e a qualidade da vida dos pacientes.
Um estudo feito por Christian Beaulieu, Professor Assistente do Dept of Biomedical Engineering, da University of Alberta compara os resultados de exames que usaram técnicas diferentes.
São claros: o que pode passar desapercebido até numa tomografia computarizada é assinalado num MRI de difusão.
Esses equipamentos são caros e o treinamento do pessoal pode levar tempo e é caro também. Mas é um objetivo a ser atingido, uma meta. Os hospitais particulares ou já adquiriram ou vão adquirir alguns desses aparelhos, vão cobrar caro para ressarcir os gastos e vão salvar muitas vidas. Porem, não basta. Precisamos salvar mais vidas, sobretudo de pobres, e o estado vai ter que entrar e gastar.
O aumento dos gastos discrecionários de gabinete de cada deputado aumentaram para mais de R$ 60 mil mensais. Gastam 31 milhões por mes só com isso. O gasto aumentou de R$ 5 milhões mensais. Um escaner tesla MRI, 1,5, custa perto de um milhão e setecentos mil reais; montar uma área para fazêlo pode agregar outros 700 mil. Um mais caro e exato, tesla 3,0, custa, nos Estados Unidos perto de três milhões e meio de reais. Há outros fabricantes. Ou seja, com o aumento dos gastos com o gabinete dos deputados, poderíamos adquirir entre quinze e vinte por ano. Distribuindo-os de acordo com a população e a necessidade, quantas vidas salvaríamos em um ano com o aumento dos gastos de gabinete dos senhores deputados?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s