Câncer, idiomas e informação

Quando recomendo que busquem médicos que leiam em Inglês e que acessem a internet,tenho excelentes razões para isso. O idioma determina a
quantidade de informações à disposição do médico, do urólogo, do oncólogo. Fazendo uma pesquisa de câncer pela Google, vemos que há quase 22 milhões de páginas. Nenhum dos demais atinge um milhão. São 894 mil em Francês,655 mil em Espanhol, 501 mil em Português e 362 mil em Italiano. Em alemão, o termo mais comum é “krebs”, e traz 716 mil páginas, mas também há 464 referências a câncer.
Hoje, muitas pesquisas são divulgadas pela internet, semanas ou meses antes de publicadas em papel. Esse conhecimento, semanas antes, pode significar aumentar a sobrevivência de alguns pacientes. Essa mesma informação, pelos caminhos antigos, iria aguardar uma conferência internacional onde seria apresentada. Talvez alguns especialistas brasileiros participassem; de volta, a difusão (e, mesmo assim, para um círculo pequeno) teria que aguardar outros meses até uma conferência no Brasil, onde seria retransmitida. E, se seu oncólogo não participasse da conferência, teria que aguardar algum tipo de contato, por carta, telefone, pessoal direto.
Enquanto isso, nosso câncer cresce….
Os resultados de pesquisas nessa área não são publicados em livros. São apresentados em palestras, reuniões, conferências e colocados logo logo na internet. É uma questão profissional, uma corrida para estabelecer a autoria, ter sido o descobridor etc. Melhor para nós, que temos que esperar muito menos até que os resultados cheguem a nossos urólogos e oncólogos.
Bons pacientes também podem se informar. Para não aprender errado, um bom conhecimento de estatística é imprescindível e é mais do que aconselhável ter alguma formação em biologia e, secundáriamente, em química e física. Porém, não tenham a arrogância de achar que sabem. Tudo deve ser conversado com seu urólogo e/ou oncólogo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s