Ganhando a luta contra o câncer em Nova Jersey

A luta contra o câncer tem que sido ganha lentamente, o que leva a uma perda de vidas. Porém, o progresso é inegável. Os órgãos de saúde do estado de New Jersey, nos Estados Unidos, analisaram as estatísticas de três cânceres: mama, próstata e colon. Os resultados são parecidos, mas também há diferenças. Os maiores ganhos no que concerne o câncer de próstata foram posteriores a 1980, e muitos tem creditado os ganhos desse câncer ao PSA, que passou a ser usado naquela época.
O quadro é diferente no que concerne o câncer de mama, que vem apresentando sensíveis progressos, que muitos creditam a campanhas de conscientização que form impulsionadas por organizações de mulheres como NOW ou, mais específicamente, Why us O cólon ficou no mesmo patamar entre 1970 e 1980. Prevenção e redução no consumo de cigarros podem ter ajudado muito: as duas são relativamente recentes.
Houve, claro, muito progresso nas terapias, mas a prevenção e a conscientização parecem jogar um papel ainda mais importante ou os cânceres continuariam a serem descoberto quando já era demasiado tarde para muitos.
Qual a lição? Simples: o Brasil pode salvar centenas de milhares de vidas em poucos anos com um investimento decente em conscientização e prevenção. E um dos casos em que a vida sai barata e a morte sai cara.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s