ESTAMOS GANHANDO A GUERRA CONTRA O CÂNCER!


As mortes por câncer nos Estados Unidos decresceram pela segunda vez em setenta anos. Quando, em 2003, houve uma queda, ficou dúvida sobre se era uma tendência ou um acidente estatístico. Nova queda em 2004 mostrou que não se tratava de acidente, mas de uma tendência.
Por que?
A principal razão parece ser a queda no consumo de cigarros, mais clara entre homens do que entre mulheres. Os cânceres do pulmão e dos bronquios, que são dos piores, começaram a baixar muito entre os homens; como as mulheres vinham fumando mais, e não menos, esse número aumentou entre elas.
Falta muito para chegarmos a resultados semelhantes no Brasil. Durante anos a legislação sobre o fumo em lugares públicos mofou na mesa de um senador fumante que a deixou a cargo de uma pessoa sem formação científica, também fumante.
Ficamos à mercê de políticos. Às vezes, acertam. Serra, quando Ministro da Saúde, peitou o lobby internacional farmacêutico e ganhou várias batalhas contra a AIDS. Hoje, o Brasil é referência internacional no combate à AIDS. Serra também conhecia os males causados pelo fumo e, por isso, tivemos campanhas sérias contra o tabagismo. Porém, ficamos dependentes da presença deste ou daquele político e/ou administrador que tem conhecimento e interesse.

O leitor verá que as taxas de mortes por câncer do estômago caíram dramaticamente e sistematicamente, que as de câncer mama caíram mais recentemente e que a de câncer de pulmão e bronquios despencou recentemente entre homens. A de câncer de próstata está caíndo, o que tem sido atribuído em grande parte aos exames de PSA e, em menor parte, a terapias mais eficientes.

Neste momento, o salvamento de vidas no Brasil na luta contra o câncer depende, sobretudo, de fatores políticos.
Para ver a notícia em maior detalhe na fonte secundária, o New York Times, clique aqui.
Para ler as notícias diretamente da American Cancer Society clique aqui.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s