Combinando Tomates e Soja em pacientes com câncer de próstata
Publicado por soares7 em Maio 6, 2008
NotÃcias sobre o tomate e a soja chegadas da Ohio State University. Há algum tempo que pequenos estudos mostram dois efeitos: reduzem o risco de câncer de próstata e/ou aumentam a eficácia desta ou daquela terapia.Outro pequeno estudo vem se juntar aos anteriores. Com apenas 41 homens, as conclusões se tornam mais precárias. Dividiram os pacientes em grupos: um só tomou tomates e seus e seus produtos (no mÃnimo 25 mgs de licopeno/dia), mas nenhuma soja durante 4 semanas; o outro tomou 40 g de proteÃna de soja por dia. Depois de quatro semanas, os homens consumiram tanto licopeno (tomates) quanto soja durante outras quatro semanas. Verificaram o aumento de licopeno no sangue,e o de soja (isoflavonas) na urina. O PSA foi reduzido em 14 dos 41 homens durante o perÃodo. Um fator associado com o crescimento do câncer chamado de vascular endothelial growth factor baixou, na média do grupo de 87 para 51 ng/ml (P < 0.05) no perÃodo de oito semanas.
O estudo foi pequeno e só serve para estimular outros, mas bate com os resultados de outros estudos pequenos. Licopeno e soja produzem resultados, mas há variação grande entre os pacientes no que concerne as respostas: uns respondem muito, outros pouco e terceiros nada.
Fonte: Grainger EM, Schwartz SJ, Wang S, Unlu NZ, Boileau TW, Ferketich AK, Monk JP, Gong MC, Bahnson RR, DeGroff VL, Clinton SK. em Nutr Cancer. 2008 Mar-Apr;60(2):145-54.
Esta entrada foi publicada em Maio 6, 2008 à s 1:16 pm e é arquivado em Câncer de próstata e pesquisas, PSA, PSADT, a controvérsia sobre soja e câncer de próstata, ajuda câncer de próstata, câncer, câncer de próstata, câncer de próstata e fitoterapia, câncer de próstata e licopeno, câncer de próstata e metástase, câncer de próstata e soja, metástase, metástese, pesquisa sobre câncer de próstata. Tagged: redução no PSA, o vascular endothelial growth factor e o câncer de prÃ. Você pode seguir qualquer respostas para esta entrada através de RSS 2.0 feed. Você pode deixe uma resposta, ou trackback do seu próprio site.