Mais um estudo sério sobre os efeitos do chá verde
Publicado por soares7 em Abril 24, 2008
Ler matérias produzidas na China e traduzidas para o Inglês tem vantagens. A principal talvez seja a de trazer ao nosso conhecimento os resultados de pesquisas cientificas sérias (algumas com deficiências metodológicas, outras não) sobre os efeitos curativos de ingredientes tradicionais da medicina chinesa. Jian e associados realizaram uma pesquisa em Hangzhou, em 2001/2. Compararam 130 pacientes de câncer de próstata (histologicamente confirmados) com 274 controles, que foram levados ao hospital por outras razões – não cancerosas. É uma pesquisa relativamente fácil de fazer, mas sujeita a viés de seleção (selection bias). Idealmente, usariam uma amostra comparável – semelhante no que concerne outras caracterÃsticas, como idade etc. Não obstante, os autores introduziram esses controles estatisticamente. O que controlaram? Idade, local de residência, educação, renda, o Ãndice de massa corporal (BMI), atividade fÃsica, consumo de álcool, consumo de cigarros, consumo de gordura, estado civil, idade, número de filhos, história familiar de câncer de próstata e vasectomia ou não. O resultado: entre os que tinham câncer de próstata, 55% tomavam chá regularmente, em contraste com 80% dos demais. É uma diferença substancial. A chamada razão de risco dos que bebiam chá era de 0,28. Quanto mais chá verde, menor o risco. Entre os que bebiam chá verde há mais de 40 anos, o risco relativo era de 0,12; e 0,09 no caso dos que consumiam mais de um quilo e meio de chá por ano. Tomando medidas com as que estamos mais acostumados, os que bebiam mais de um litro tinham um risco relativo aos que não bebiam de 0,27.
Se olharmos essa pesquisa como parte do conjunto maior de pesquisas a respeito do chá verde, uma conclusão se impõe: o consumo de chá verde protege contra o câncer de próstata e a proteção aumenta com o consumo: quanto maior o consumo, maior a proteção.
Esta entrada foi publicada em Abril 24, 2008 às 6:57 am e é arquivado em PSA, ajuda câncer de próstata, câncer, câncer de próstata, metástase, nutrição e câncer de próstata, pesquisa sobre câncer de próstata. Tagged: câncer de próstata e polifenóis, chá verde e câncer de próstata, dieta e câncer de próstata, menos câncer de próstata, quanto mais chá verde. Você pode seguir qualquer respostas para esta entrada através de RSS 2.0 feed. Você pode deixe uma resposta, ou trackback do seu próprio site.
Bruno Guimarães disse
Partindo do princÃpio de que tudo em excesso traz algum prejuÃzo à saúde, qual seria a dosagem recomendada com base no que você leu? Pelo o que eu calculei (1,5Kg de chá por ano com base em saquinhos de 1,8g) dariam 2 xÃcaras de chá por dia. Você diria que é isso mesmo? Tem alguma referência no artigo lido?
O que me preocupa são trechos como o no seguinte texto:
"É no entanto de salientar que o excesso de consumo, ou o consumo de chá mal conservado ou mal preparado, têm também efeitos negativos para a saúde. Em particular, o chá possui fluoretos (provocam osteoporose e artrite e são cancerÃgenos), cafeÃna (provoca doenças do sono), e oxalatos (provocam problemas renais). Mas, em geral, pode-se dizer que o chá tem sobretudo efeitos benéficos, porque todas estas substâncias têm efeitos benéficos se ingeridas em pequenas quantidades."
Retirado do seguinte endereço:
Chá – Wikipédia