Pacientes com alto PSA no diagnóstico

Muitos médicos não recomendam tratamento local para pacientes cujo PSA no diagnóstico seja ≥20ng/ml. Receiam que já haja metástase e que o tratamento seja inútil. Há quem argumente que mesmo com metástase o tratamento local é importante porque reduz os “pontos de origem” de novas metástases. O grande problema é que não se sabe se há ou não metástase na maioria dos casos porque os instrumentos de detecção, que são visuais em sua maioria, só revelam metástases a partir de certo ponto. Zwergel e colaboradores analisaram a sobrevivência de 275 pacientes com PSA >20ng/ml que realizaram prostatectomias radicais. A maioria tinha escores Gleason de 7 ou mais. Há dois indicadores que interessam, a Sobrevivência Geral e a Sobrevivência Específica.

Quinze anos mais tarde, 29% tinham falecido devido ao câncer de próstata e outros 13% devido a outras causas. Os pacientes foram operados entre 1986 e 2005. Os dados mostram, também, uma vantagem para os que se submeteram a ao tratamento hormonal começando ao mesmo tempo, logo antes, ou logo depois da cirurgia em relação aos que esperaram até iniciá-lo.
Quando o relatório foi escrito, 235 dos 275 estavam vivos.
Ver Zwergel U, Suttmann H, Schroeder T, Siemer S, Wullich B, Kamradt J, Lehmann J, Stoeckle M “Outcome of Prostate Cancer Patients with Initial PSA≥20ng/ml Undergoing Radical Prostatectomy” em Eur Urol. 52(4): 1058- 1066, October 2007.

Powered by ScribeFire.

About these ads

80 opiniões sobre “Pacientes com alto PSA no diagnóstico

  1. sempre tiuve o PSA baixo ou normal para minha idade (56) anos, e há 5 dias recebi um resultado do PSA 10,65. Pergunto, como pode isso acontecer, se anuamente faço duas veses exemes gerais incluindo ai o PSA e de repente em 5 meses ele sobe 200% há alguma explicação.

    • EU TAMBÉM SEMPRE TIVE O PSA NORMAL P MINHA IDADE (55) E HÁ 20 DIAS AO FAZER EXAMES E ROTINA ESTAVA COM QUASE 6,00 O MEU MÉDICO ME DISSE QUE QUANDO SOBE DE REPENTE ASSIM COMO O SEU E O MEU, NÃO É P SE PREOCUPAR POIS PODE SER UMA PROSTATITE… ESTOU TOMANDO ANTIBIÓTICOS ESPECIFICO PARA A PRÓSTATA E DENTRO DE 2 MESES VOU VOLTAR A REPETIR OS EXAMES…ESPERO QUE DE TUDO NORMAL..

      EU TAMBÉM ESPERO. APOSTE NO MELHOR,MAS ESTEJA PREPARADO PARA O PIOR. É IMPORTANTE SE INFORMAR E CONTAR COM UM BOM URÓLOGO OU ONCÓLOGO. MÉDICO CLÍNICO GERAL NÃO DÁ PARA O GASTO

      GLÁUCIO SOARES

  2. José Augusto:

    há outras condições que podem aumentar o PSA – além do câncer de próstata. Não obstante, esse aumento deve preocupar. Exames adicionais podem ajudar muito no diagnóstico. Espero que tu tenhas um bom urólogo e/ou oncólogo, bem formado, que leia Inglês e se mantenha a par do que acontece nos principais centros de pesquisa e tratamento.

  3. prezado amigos, meu pai tem diagnóstico de cancer de próstata a mais de 12 anos. Seus indices de psa são elevados um de seus últimos exames resultou em PSA maior que 700. Estou iniciando uma pesquisa jt com Dr. Harbans Arora sobre o caso dele pois n encontro correspondências sobre o tema. Se alguém quiser colaborar ficaria granto e podem entrar em contato c meu email qie retornarei. lbbueno@hotmail.com um abraços a todos

    • Ola Luciano

      Gostava que me informasse se já conseguiu algum resultado da pesquisa que diz ter iniciado ? se sim gostaria que me dissesse algo.
      Segundo o meu médico diz que ja teve doentes com mais de 1000 PSA e viveram muitos anos
      O meu está muito alto mas ainda a 37 .
      Que tudo corra bem com seu pai.
      Um abraço

  4. Meu pai nos últimos 2 anos obteve um psa de 2,8 e agora em menos de 6 meses esta com psa de 9,8. Ele fez uma biopsia recentemente, mas ainda não obteve o resultado. Cerca de menos uma semana antes da biopsia ele teve uma alergia na perna direita, ressecando a pele e agora apresenta melhoras depois de usar sabonete medicinal e uma pomada receitada por um médico de emergência hospitalar, porem após uma semana apresentar melhora na pele da perna ele vem tomando paracetamol direto porque há dores intensas que se deslocam desde a coxa até a canela de sua perna. Eu como filho estou muito preocupado. Minha pergunta é poderá ser câncer? E sua dor na perna teria alguma coisa a ver com a próstata, ou seja, o psa elevado?

  5. Bom dia, nós últimos anos o PSA do meu pai vem subindo bastante ele tem 77 anos e o PSA dele está em 120 ng/ml, já fez três biopsia e não deu nada, fez também um exame completo dos ossos e também não deu nada. O que pode ser?

    Carlos Cesar:

    realmente, é um PSA muito elevado. Há muitos falsos negativos: eu fiz 16 agulhas e só no último grupo de seis encontraram o câncer. Teu pai precisa de um bom oncólogo/urólogo. Talvez não haja onde vives e ele teria que viajar. Vale a pena.

    um abraço

    Gláucio

  6. meu pai não apresenta sintomas nenhum, é saudável, nunca bebeu nem fumou e passou por vários problemas de perda como a do meu filho único trágica e a minha mãe há 4 mses onde eram muito amorosos e foi demais para ele. Ele fez o exame de psa e deu 257 e o médico achou estranho mandou repetir e deu em outro laboratório 110 e o laboratório ligou perguntando se meu psi faz tratamento para c~^ancer de próstata eu espliquei o que aconteceu com o laboratório anterior e o médico urologista e agora ele do laboratório pediu que fosse fazer outro. Meu pai não sente nada não tem perda de peso, é um homem ativo e estamos muito preocupados…..o que pode ser?

    • Luciene: os dois são PSA’s altíssimos e sugerem câncer; a disparidade entre êles é preocupante. È muita variação em pouco tempo e confirma a necessidade de fazer exames em laboratórios confiáveis. Recomendo que teu pai busque um urõlogo ou um oncólogo atualizado, formado numa boa universidade, que vá a congressos, que leia Inglês e use a internet. Pode custar mais caro, mas estão em jôgo muitos anos de vida.

  7. Meu marido está com PSA 15 e depois de 21 dias de ATB cipro, o PSA aumentou para 16. Nunca teve dor ou desconforto de nenhum grau na região perineal nem para urinar. Entretanto teve muita dor à palpação. Tem 40 anos. Estamos aguardando o dia do retorno ao urologista. Já li que PSA alto pode ser por prostatite inclusive não infecciosa. Ele já foi operado de hernia inguinal há uns 3 anos. Este PSA alto dele pode ser por malformações no sistema urológico? Ele toma nadolol (beta-bloqueador) há anos. Será que o medicamento pode interferir na circulação na próstata e causar este PSA?
    obrigada.

    • Bem, para ajudar o grupo a ganhar experiência: meu marido foi diagnosticado com cancer de próstata mesmo, Gleason 6 (3+3). Agora estamos aguardando um mês para a próstata desinchar completamente e ele fazer ressonancia magnética da pelve e cintilografia óssea de todo o corpo. Parece que agora a grande questão é se o câncer envolveu ou não a cápsula da próstata ou se é só interno (o que vamos descobrir com a ressonância). Gláucio, o seu, quando foi descoberto, tinha comprometimento de cápsula, ou não? Se tiver comprometimento da cápsula da próstata (estou tentando me preparar para o pior quadro), vocês poderiam me enviar link de trabalho que fala de estatística sobre evolução do cancer neste caso? Obrigada

  8. Amigos, meu pai fez o psa e o resultado foi 267.3 ng/ ml; fez a biópsia, ficou pronta nesta semana e fomos ao urologista hj, o exame confirmou o cancer, Gleason 6(3+3).
    Bem, na próxima segunda, vamos procurar o INCA, mas, me falem, estas taxas indicam que não há possibilidade se quer de tratamento? Ele tem 64 anos, praticamente ñ tem sintomas, ñ tem um quadro crítico, é um homem d uma força e vitalidade descomunais, como pode já ser tão grave e nem ter sido assim tão percebido?
    Por favor, compartilhem suas experiências comigo, ficarei imensamente confortada.
    dantasfamily@ig.com.br
    É preciso diferenciar tratamento de cura. Esse valor do PSA, no meu entender, indica uma massa cancerosa séria, mas o Gleason não é muito alto (o meu é 4+3=7). Há vários tratamentos possíveis, um deles, com muitas variantes, é hormonal. Talvez seja o que recomendem. Procure se informar, leia blogs e adquira algum conhecimento sobre o mal que aflige seu pai. A mediana de sobrevivência com as características dele é de vários anos. É possível que, no momento, não haja cura para seu pai, mas há tratamento e há uma sobrevivência que aumenta continuamente com cada contribuição da medicina,

  9. Fiz um exame de sangue completo e alguns dias depois recebi ligação do laboratório perguntando se o fiz sem ter relações sexuais nas 48h antecedentes. Confirmei que sim e pediram para eu refazer, pois meu PSA estava “um pouco elevado”.

    Pode ser câncer? Eu tenho 26 anos e já tive um câncer de fêmur.

    É raro, raríssimo, ver um caso de Cpa em tua idade. Ter tido sexo pouco antes (dois dias) altera os resultados.

    • Marcos, várias coisas podem deixar o PSA ‘um pouco elevado’. O bom preparo para o exame (para não dar erros) inclui: •Aguardar 24 horas após ultra-som trás-retal ou após exercícios físicos pesados; •Aguardar 48 horas após toque retal e/ou após ejaculação (relação sexual ou masturbação); •Aguardar 4 semanas após biopsia de próstata e/ou massagem na próstata. Meu marido foi orientado ainda a não andar de bicicleta nem a cavalo uma semana antes do exame. Fora tudo isso, inflamação na próstata e hiperplasia prostática benigna aumentam o PSA. Você pergunta: pode ser câncer? Poder pode, mas acho que a probabilidade é muito muito maior de ser outra coisa. Lógico que, na dúvida, por mínima que seja, vale a pena repetir o exame tomando todos os cuidados de preparo. Ao dia basta a sua preocupação.

  10. Eu repeti e o valor foi 11,8. Ano passado foi 0,4… segui tudo direitinho.

    Marcos: o nível não é tão alto, mas está levando pouco tempo para dobrar. Espero que tenhas um bom oncólogo acompanhando o teu caso.

  11. Boa noite
    gostaria de uma orietação médica, meu pai tem 58 anos e fez um exame PSA e o resultado foi de 5;48 após 3 meses repetiu o exame e o resultado passou para 20.92 e com Gleason 3+3, fez biopsia e diagnosticou cancer de prostata maligano e nodulo.
    Este psa elevado pode ser câncer em outros orgaos? ou poder ser pela prostatite, pois ele fez um exame e 2001 e acusou que ele tinha. Fez tomografias e acusou o nodulo e mais nada nas regioes proximas, porem solicitou o exame sintilografia ossea,medicou com antibiotico para verificar o porque deste psa tao elevado.
    Estou comm medo de ver o resultado da sintilografia que será dia 05/01 e neste mesmo dia vai repetir o psa para verificar se após o medicamento baixou.
    Existem outro meios que eleva o psa? quais?
    Obrigada pela orientação.
    Abraços Tanea

  12. MEU PAI TEM 80 ANOS DE IDADE, FOI OPERADO DE CA DE PROSTATA HA 7 ANOS, SENDO QUE A BIOPSIA DE 10 PONTOS APENAS 01 ERA MALIGNO. NA CIRURGIA O MEDICO RETIROU A PROSTATA E AS VISICULAS SEMINAIS. NAO FOI INDICADO NENHUM TRATAMENTO TAL COMO QUIMIOTERAPICO, RADIOTERAPICO OU HORMONAL. FEZ EXAME DE PSA E ESTA COM 9. SOLICITO ORIENTACAO A RESPEITO. DESDE JA AGRADECO IMENSAMENTE
    Denise: a volta do PSA significa que o câncer não foi curado e agora usualmente é considerado incurável. Nós, “velhos velhos” não fazemos os mesmos tratamentos que os mais jovens porque nossa expectativa de vida é menor e pagamos um preço mais elevado pelos efeitos colaterais de tratamentos pesados como, digamos, a químio. É importante que teu pai seja acompanhado por um oncólogo (preferível) ou urólogo (e não clínico geral), de preferência um que leia Inglês e vasculhe a internet buscando os resultados das últimas pesquisas e clinical trials.

  13. Em 1996,Com PSA em 10 e após toque retal, fui operado para extirpar a prostata.Seis anos depois o PSA voltou a subir e ha sete anos faço tratamento no Instituto Oncológico de Juiz de Fora. Ressonância magnética da pelve, no início deste ano, acusou a próstata ressecada. O PSA voltou a subir: janeiro, 4; abril 12 e agora em maio 20, apesar de estar tomando o medicamento diestilbenol, receber um soro mensalmente e da úiltima vez foi aplicado uma ampola de Zoladex. 30 dias depois o PSA havia subido 8 pontos. O que fazer? Favor informar com urgência.
    Sabino Lima Soares
    Rua Senhor dos Passos nº 20 – Centro – Santos Dumont-MG CEP 36240-000
    Caro Sabino:
    estamos em estágios não muito diferentes. Espero que tenhas um bom oncólogo, que se atualize constantemente. O tratamento que me foi previsto pelo Dr. Snuffy Meyers é de uma segunda e uma terceira linha de tratamento hormonal. Depois disso, há várias possibilidades, inclusive a abiraterona (onde ela estiver disponível), a químio (provavelmente docetaxel e prednisona), talvez uma vacina (a única que conheço aprovada nos Estados Unidos é Provenge, é absurdamente cara e só te dá 4 meses na mediana e os experimentos clínicos – clinical trials.

  14. O exame do meu pai tem 62 anos recentemente vez um exame PSA Antigeno protatisco especifico deu 16 ng/ml
    e o Antigeno protatisco especifico livre deu 1,0 ng/ml e a relação PSA livre/total 6,20 % a aproximadamente 1,2 anos ele fez uma cirurgia de raspagem da próstata que estava inflamada no entanto a biopsia deu benigno, o especialista que cuida dele disse que esta bom os resultados gostaria de saber se posso fica tranquilo ?

    É IMPORTANTE SE INFORMAR E CONTAR COM UM BOM URÓLOGO OU ONCÓLOGO. MÉDICO CLÍNICO GERAL NÃO DÁ PARA O GASTO. OS TESTES DEVEM SER FEITOS EM UM BOM LABORATÓRIO, SEMPRE COM OS MESMOS MÉTODOS
    GLÁUCIO SOARES

  15. Bom-dia! Meu sogro faz tratamento para tumor na prostata porem nos ultimos meses o PSa em vez de diminuir esta aumentendo e ja esta em 218 isto pode significar aumento do cancer?

    Gizelle:

    eu conversaria tanto com o urólogo quanto com o oncólogo. 218 eh muito alto, sendo necessário ver se esta crescendo de maneira acelerada.

  16. Boa Tarde,
    Com 56 anos fazendo exames todos os anos desde os 40 , meu psa sempre foi um pouco acima do normal, girando entorno de 5, semana passada fiz exames gerais e o psa subiu para 14, devo me preocupar? refazer o exame?

    Paulo: consulte com o seu urólogo. O nível absoluto está acima da zona cinza e a taxa de crescimento (PSADT) em nível perigoso.

  17. Caros Leitores; meu pai morreu de cancer da Prostata,eu por esta possibilidade genética e sendo negro,cedo comecei a fazer psa e toque retal, Hoje com 69 anos,meu psa subiu para 6.85 meu urologista recomendou biopsia,fui submetido e o resultado.Adenocarcinoma da prostata.
    Padrão Histologico 3+3 de Gleason(escore6).
    A neoplasia está presente em um fragmento,ocupando uma area de 0,4cm.
    Fiz uma cirugia pelo Espaço(centro esspirita Tupiara), e uma Entidade de Umbanda me receitou Babosa com mel.
    A menos de um mes de tratamento fiz novo psa e o mesmo baixou para 3.8.
    Como o meu caso éra muito inicial, tenho a certeza que estou curado.
    Se algum dos leitores tiver interesse em fazer este tipo de tratamento´,é só me mandarem um E-mail que darei todas as coordenadas.
    Saude a Todos
    Um abraço
    Paulo

    Publico esse comentário sem endossá-lo. Independentemente de minhas convicções religiosas, só recomendo tratamentos com oncólogos/urólogos que tenham estudado em instituições de ponta e só publico os resultado de experimentos, ainda que apenas em Fase I, advertindo sempre que poucos chegam à Fase III.

    Gláucio Soares

    • Dia 15 deste mes, eu iria começar o tratamento de Radioterapia, meu médico urologista disse que eu já era para estár operado.
      A estas alturas dos acontecimentos,pergunto o que devo fazer, qual o caminho a seguir.Se alguem tem a resposta,me deem uma dica Técnica.
      Obrigado
      Paulo
      Não esqueças de consultar mais de um – oncólogo e/ou urólogo.

    • Prezado Glauco;Muito Obrigado pelas Dicas e o parabenizo pelos serviços prestados por voce nesta causa que tanto preocupa as pessoas acometidas deste mal.
      Não sou atrelado a nenhuma religião, mas acredito em memorias, passada e em somatização referente a problemas Psicossomáticos, e se houver uma mudança de condicionamento mental,a cura poderá ocorrer.
      Lembre-se; Nada Muda se Voce Não Mudar.
      Um Forte Abraço
      Paulo

    • ola boa tarde PAULO SIDNEI PEREIRA GONÇALVES eu tenho 56 anos tenho o psa alto 11,96 por favor me de a cordenada do mel com a barboza para que possa usar e deminuir o meu psa sim por favor

  18. Bom dia,gostaria de saber.Meu pai operou de hidrocele e fez raspagem na prostata a um ano atras e não tinha mais nada.Esse ano foi fazer uns exames de rotina e o PSA dele está 69,59 repetiu e voltou para 57,23 o que será que pode estar acontecendo?Não sente desconforto nenhum.
    Obrigada.
    Esses valores são altos. Recomendo que consultem um bom oncólogo-urólogo.
    Gláucio Soares

  19. Caro Glaucio, Tenho 48 anos e meu Psa até 18 meses atrás náo passava de 0,6 em novembro fiz exame deu 1,20, no dia 15 de fevereiro fui a um urologista apresentei meus exames e ele fez o exame de toque, que não apresentou nenhum tipo de alteração, pediu que eu refisesse o Psadeu 1,64 (fiz o exame no dia 4/03/2011), achei que tinha subido muito e refiz o exame em outro laboratório (no dia11/03/2011) que deu um resultado de 2,42, voltarei logo (provavelmente esta semana ainda) a me consultar com ele.Se puderes me tirar a duvida antes agradeceria pois estou muito aflito, esta variação é possivel em tão pouco tempo, pode ser erro no exame, em tempo não tive nenhuma ejaculação nos seis dias antes do exame. Se puderes me responder logo te agradeço. Abraços e obrigado. Geraldo

    • Geraldo, como sabes, sou um paciente e tu precisas de uma opinião mais competente, de um urólogo-oncólogo. Não sei se fizeste um tratamento primário (cirurgia, radiação etc.). A praxe é fazer todos os exames num só laboratório, confiável. Se ainda não fizeste nenhum tratamento, os níveis são baixos, mas indicam tendência ao crescimento. É importante ver outros indicadores e marcadores. Hoje, há mais do que o PSA, a velocidade do mesmo e o PSADT.

  20. Com 53 anos, PSA total 29 NG/ML e livre 0,38 NG/ML, é normal ? Convém fazer outros testes e conversar com um bom urólogo e/ou oncólogo. é um nível alto. Fica com Deus.

  21. Marcos, 2,9 está dentro da faixa normal: é bom, mas não é garantia. Deve consultar, sempre, seu urólogo, escrever as perguntas antes e anotar as respostas e comentários. Fica com Deus.

  22. oi boa tarde meu pai tem 65 anos vez o psa deu alteradizimo 8.425ng/ml ,pelo o q entendi ja pode ter virado cancer ? me explique por favor.
    Liciane: se o PSA do teu pai é perto de oito e meio (8,5), está na zona cinza e o urólogo provavelmente recomendará outros testes; se for quase oito mil e quinhentos seria dos mais altos de que tenho conhecimento e provavelmente teria outros sintomas. Convém refazer o mesmo teste porque há erros. Fale com o urólogo. Gláucio

    • os sintomas q ele sente é urinar pouco e depois fica ainda com vontade ,não consegue segurar a urina por muito tempo,problemas de ereção ,urina escura ,e o exame dele foi repetido e deu 8,625 ng/ml e tambem fez uma transretal e deu um nodulo de 7,7 ,o q vc me diz agora ? a minha cidade é muita precaria em relação a medico me ajude por favor .
      obs:desde já agradeço .
      Liciane -ce.

      • Muito obrigado pelo as informações, mas ainda me deixou em duvida como te falei minha cidade so tem um urologista e esse ainda ñ é confiavel , acho q meu pai ja ta com ca e ele ñ fala nada para eu poder tomar minhas providencias.

        Liciane: o SUS…. Os melhores hospitais do país estão nas grandes capitais, sobretudo São Paulo. A experiência do cirurgião é um fator na sobrevivência. Os homens têm muita dificuldade em conversar sobre esse câncer, particularmente com filha. Outro homem em que confie talvez faça com que ele se abra um pouco. Deves acompanhá-lo, se possível, para as consultas e levar todas as perguntas por escrito, anotando tudo o que for dito. Ele deve ter bloqueios psicológicos e vai “ouvir” errado. Fica com Deus.

  23. Olá!
    Meu pai, 67 anos, PSA total 41,33ng/ml, o livre 2,33ng/ml, relação PSA Livre e Total 5%, próstata pesando 43gr conclusão do US Hipertrofia Prostática e calcificação do lobo esquerdo. Tem sintomas como dificuldades e ardência ao urinar, dores nas pernas, emagreceu consideravelmente nos últimos meses. Fomos ao urologista e ele, através do exame de urina, detectou uma infecção urinária receitou LEVOXIN 750mg para ser tomado durante 30 dias e após isso ser realizado novos exames. Estou muito apreensiva, este médico é considerado o melhor aqui da minha região, porém, não sei se por conta da ansiedade, acho tempo demais para se esperar sem fazer exames locais. Tem alguma chance de o médico estar com a razão ou devemos procurar outro urólogo?
    Meus médicos, nos Estados Unidos, recomendam muitas vezes que eu consulte um colega, que obtenha outra opinião.

  24. Meu marido fez cirurgia a proststa há 7 anos com um gleason (4+4), fez radoioterapia, te esta a fazer tatamento hormonal, mas o psa não para de subir, há 1 mes estava a 4, agora esta a 11, estou muito preocupada, sera que o cancro esta activo ou a fugir para outros orgãos, agradece me responda por favor, Muito obrigado
    Maria Alice: tu sabes que este é um blog de pacientes, eu sendo apenas um paciente também. Teu marido necessita de uma equipe que inclua, pelo menos, um oncólogo e um urólogo. Não sei se a terapia (anti)hormonal feita foi com luprolideos (Lupron), ou se já entrou em terapia hormonal de segunda linha. O PSADT é curto, o que me preocupa. Pergunte ao seu oncólogo sobre a proteção para os ossos e o acetato de abiraterona (Zytiga) para retardar o avanço do câncer. Dieta e exercícios ajudam em todos os níveis, assim como o uso de técnicas de relaxamento, meditação e orações. Leve todas as perguntas por escrito para o seu oncólogo e escreva tudo o que ele diz. É importante que seu marido seja acompanhado nas consultas por alguém com cabeça fria porque é uma experiência às vezes dura, difícil. Há informações em abundância no blog que podem ser úteis. Fique com Deus. GLÁUCIO SOARES

    • Vu ser bem direto e curto na resposta:
      – Sim infelizmente é isso que deve estar acontecendo, O Cancro esta activo.
      Deve remover totalmente a prostata, senão o cancro pode se espalhar. Não demore, psa a subir e 4+4 de Gleason, é bastante preocupante. A vida pode estar em jogo!

  25. Gostei,tirou minha dúzidas.Meu pai fou operado a cinco anos atras da prostata,e vive em aconpanhamento medico.O PSA dele sempre foi normal,somente que agora está alto,fez o exame ontem.O que fazer para abaixa-lo?O medico já passou o remedio.

    • O PSA não é o câncer: é um de seus indicadores. Leia o blog e terá muitas informações. Comece com os posts mais recentes. E enfrente tudo armado com um bom urólogo e um bom oncólogo. Vaja onde estudaram, se fizeram especialização fora, se participam de encontros e conferências, se lêem Inglês e se usam a internet. Pergunte. A morte aqui é o preço da vergonha de perguntar.
      um abraço
      Gláucio

      • Outra vantagem ENORME :
        – SSP3FORTE é natural , sem efetos secundarios. (Eu tomo há 5 anos, 2 caps /dia e me sinto a 100%! Próstata em forma!)

        Felizmente fui avisado com tempo para o problem de tomar Proscar. A Finasterida (também conhecido como Proscar, Propecia, Fincar, Finpecia, Finax, Finast, Finara, Prosteride) é uma droga quimica.

        Reações adversas:
        Efeitos colaterais do Finasterida incluem impotência (1.1 a 18,5%), ejaculação anormal (7,2%), diminuição do volume ejaculado (0,9 a 2,8%), função sexual alterada (2,5%), ginecomastia – crescimento anormal das mamas em homens (2,2%) e dor nos testículos. [2] [3] De acordo com a bula do medicamento, os efeitos colaterais cessaram nos homens que pararam o tratamento assim como na maioria que continuou tomando o remédio. Existem relatos de pacientes sobre a possibilidade do Finasterida afetar a fertilidade (quantidade, motilidade e normalidade dos espermatozóides).[4] Em Dezembro de 2010, a Merck (fabricante e dona da patente do Finasterida) adicionou depressão como possível efeito colateral na bula do remédio nos Estados Unidos.

        Possibilidade de efeitos colaterais sexuais persistentes:
        Muitos homens relatam diminuição de libido e dificuldade de obter uma ereção que persistem mesmo após parar o tratamento.[6] No Brasil, a Folha de São Paulo publicou uma reportagem sobre o assunto em Abril de 2011.[7] Em Dezembro de 2008, a Agência de Produtos Médicos da Suécia concluiu uma investigação de segurança e advertiu que o uso de Finasterida 1 mg pode causar disfunção sexual irreversível. A Agência obrigou o fabricante a mudar a bula na Suécia e incluir dificuldade de obter uma ereção, que persiste indefinidamente, como possível efeito colateral do medicamento.[8] A Agência regulatória de produtos médicos e de saúde da Grâ-Bretanha (MHRA) relata que dificuldade de obter uma ereção que persiste após o uso do Finasterida foi relatado à agência por pacientes e médicos.[9] Mudanças similares na bula também foram feitas pelo governo italiano. Em 2011, a Merck adicionou na bula nos Estados Unidos que existem casos reportados de “dificuldade de obter uma ereção que persiste após descontinuar o tratamento”.[10] Existem diversos sites e blogs com relatos de médicos e pacientes questionando a segurança do Finasterida 1mg

        Por isto, fique atento!!!! Tomar “o remédio” nem sempre é o melhor caminho para tratar a hiperplasia prostática benigna, nem tão pouco a cirurgia.

  26. Ola”

    peguei meu resultado do psa e veio 0.36ng/ml e ref.range0.004.00 como estar meu resultado pois estou marcado para retornar ao medico so em março e este resultado ja demoram muinto pelo SUS, abço.
    Se for o,36 é muito baixo e a probabilidade de cânce é mínima; se for 36,0, o risco é muito alto.

  27. A análise e intepretação do psa não é linear nem directa. Existem factores a levar em conta.
    Quando o psa é alto ( mais de 40), deve-se fazer nova analise para se saber a proporção entre o Psa Livre e o Psa Total. Nem sempre o psa alto quer dizer cancer… depois ainda há a escala de Gleason para fazer o diagnóstico final ao tipo de tumor. Muitas das vezes é apenas uma prostatite, ou consequência de algum remédio. Remédios (fármacos) para a ipertensão, diureticos, antidepressivos e anti-histamínicos ( há muitos mais, leia as bulas) são os principais que causam efeitos secundários graves na próstata.

    Quando o psa livre é inferior a 15%, a situação é preocupante; pode ser maligno.
    Se é superior a 15% (no total do psa), é normalmente benigno. Pode ser tratado com o suplemento “SSP3-Forte”, evitando a cirurgia que, normalmente, deixa muitos homens impotentes e/ou incontinentes (usando fralda o resto da vida!)

  28. Boa noite!

    Meu pai tem 66 anos e nunca havia feito exame de prostata. Ha 3 meses ele começou a perder peso visivelmente, fizemos uma bateria de exames e o PSA Total dele deu 1410,00 ng/ml e o PSA Livre 162,00 ng/ml. Estou muito preocupada, sera cancer de prostata?

  29. Meu pai esta com o cancer e nao quer tratar o que fazer
    Quando o paciente não quer, restam um trabalho de convencimento e muita oração. A decisão é dele…

  30. Ola

    Meu nome e Antonio G.M., tenho 40, anos, e a um mês fiz o primeiro exame e o PSA estava, 4.79. fui amo urologista, e fui medicado. com prostation e um outro medicamento. um mês depois, refiz o exame, e o resultado foi 4,75. abaixou muito pouco.
    Estou continuando a tamar o prostaton, mas preocupado com a situação ja fiz novo exame. E para a minha preocupação, o resultado foi 4.93 n/ml.
    Pergunto. será que devo ficar calmo ou me preocupar mais. pois já faço quioterapia pois tenho LMC.
    16/04/21.

    Esse valor está na metade baixa da zona “cinza”. Há outras causas possíveis, como BPH. O importante é contar com oncólogo/urólogo competentes e um hospital confiável.

  31. tenho 53 anos o resultado do ultimo exame PSA – total foi 3,12, meu medico me tranquilizou e por segurança pediu para repetir o exame PSA – total/livre, o resultado do 1º exame me deixou bastante preocupado, devo procurar outro profissional para obter mais uma opinião medica? Inclusive variando de laboratório? Ggostaria de obeter ajuda com suas orientações sinceras.

    O valor padrão era 4. Como provoca muitos falsos negativos, alguns urólogos baixaram a linha de demarcação. Uma segunda opinião, de um oncólogo/urólogo trabalhado em uma instituição de ponta é um excelente investimento.

    GLÁUCIO SOARES

  32. Bom dia Glaucio. Meu esposo teve cancer de prostata há 8 anos e foi operado.
    De lá para cá o PSA sempre deu abaixo de 1. Ele fazia exames de 3 em 3 meses e depois passou a fazer, conforme orientação médica, de 6 em 6 meses.
    Este mes ele fez e deu 1,77. É preocupante?
    Como ele está viajando, nós tivemos “relação sexual” virtual.
    Fez tb uma caminhada longa de 4 dias, uma semana antes do exame
    Isso pode alterar o resultado do exame?

    Relações sexuais antes dos exames de PSA alteram o resultado.

  33. Boa tarde, peço que me informe sobre este resultado que peguei hoje: URÉIA 43 mg/dl CREATININA 1,7 mg/dl PSA Livre 3,83 ng/ml PSA Total 19,92 ng/dl Relação PSA Livre/PSA Total 19,21% (maior que 25%). o que significa por favor.

  34. oi, meu pai esta com psa a 7000, nossa é muita coisa esta muito acima de qualquer coisa que eu tenha lido aqui,
    estou triste pois sempre tive meu pai ausente, e agora a ideia de perde-lo de vez esta doendo. será que é realmente o fim,ele tem 70 anos, por favor,se alguém tiver uma resposta por favor entre em contato eu agradeço de coraçao.

    Há tratamentos que ampliam a esperança de vida, mesmo em caso de câncer muito avançado. Um oncólogo/urólogo trabalhando num hospital de ponta vale todos os esforços e gastos.

    GLÁUCIO SOARES

  35. Nos últimos anos 3(tres) meu PSA aumento de 7 para hoje PSA de 13,80 já fiz duas biópsias e deram hiperplasia beningna. Não tenho nenhum sintoma, apenas tomo remédio para hipertensão diariamente.

    O que fazer continuar a me submeter periodicamente a biópsias dolorosissimas ? Até quando ?

    DE 3 em 3 meses fazer biópsias que resultam em hiperplasia benigna ?

    Abraço a todos

    Meu Amigo:

    tente uma segunda opinião médica. Um oncólogo/urólogo competente vale a pena. Economiza grana, reduz sofrimento e aumenta a expectativa de vida.
    Gláucio

  36. Boa noite Gláucio. Tenho 61 anos e a partir dos 40 anos seempre fiz exame de PSA (sangue e toque retal), Nos últimos 4 anos tive os seguintes resultados: 2,0 – 3,2 – 4,0 – 5,0 e hoje recebi o exame com resultado 12,18 (doze, virgula 18). Uns dias antes do exame minha urina se aprsentava um pouco turva. Já tive prostatite, mediquei e melhorei) Por favor, me oriente nesse sentido. Obrigado. Mário C. Silva
    Veja se testes que estão sendo desenvolvidos podem ser feitos aí; em caso negativo, busque um urólogo. Creio que recomendará uma bateria de agulhas para um biópsia.

    abraços

    Gláucio

  37. Meu companheiro está com pSA por volta de 150, não sei bem pois ele não se abre comigo. Fez há menos de um mês uma cirurgia a Laser para abrir o canal pois em maio deste ano teve complicações e foi internado para colocar uma sonda e ficou com a mesma por quase uma semana. Pois o canal fechou devido ao aumento da próstata. Ele teve prostatite em 2009 e agora em maio de 2012 retornou com um quadro pior. Ele diz que é aumento da próstata e que embora ainda não tenha saído o resultado da biópsia, o médico disse que não se trata de cancer. Não acompanho ele em suas consultas e procedimentos, pois ele faz questão de me omitir os processos a que é submetido. Tem 67 anos de idade e é muito vaidoso. Sei que apesar de tomar antibióticos o nível do PSA dele não baixa. Isto pelo pouco que eu coleto de informação dele, tanto que a tal raspagem que acabou sendo feita por laser, foi adiada várias vezes. Gostaria de saber se com esta pouca informação que tenho pode-se tirar alguma conclusão, pois o médico dele não me conta nada por opção de meu companheiro e eu vim buscar uma luz aqui na internet. Se puderem me orientar eu desde já agradeço.
    Há um problema sério de comunicação que prejudica os dois. O PSA sugere que há um câncer, mas seria muito bom fazer outros exames. Se vai a um urólogo, provavelmente faz exame de toque retal, que gera problema para os machistas. O toque retal reduz a margem de erro. Enquanto os demais testes – de sangue e de urina – não são aprovados e não chegam aqui, restam as biópsias, cujo resultado não é garantido e podem gerar infecções e outros problemas. Há falsos negativos, mas num procedimento que siga as diretrizes que prevalecem nos bons hospitais, não há falsos positivos e permitem estimar a agressividade do câncer. Como vocês superarão a barreira do silêncio? Honestamente, não sei. Fiquem com Deus. Gláucio Soares

  38. Tenho 37 anos e meu exame de psa livre deu um resultado de 6,02ng/ml e o psa total 0,57ng/ml e a relação entre ambis foi de 9,47% , devo me preocupar ou não, aguardo resposta.
    Emerson

    O comportamento padrão é repetir o exame e fazer exames complementares. Estás na zona cinza. Abraços. Fica com Deus

    Gláucio

  39. Acabei de pegar os resultados de exames de meu pai de 64 anos e o seu PSA Total deu 36,86, e em consonancia ele vem tomando dois medicamentos, um hiperplasia prostatica senão me engano e o outro é o levofloxacino e nesses 3 dias seus sintomas de urina presa segundo ele voltaram ao normal, queria saber se há chances sim de não ser câncer de próstata mesmo com esse PSA alto?? desde já agradeço.

  40. Meu pai retirou toda a próstata a 8 anos e os exames de acompanhamento 3 anos depois o PSA começou a subir mesmo sem a próstata. Foi recomendado fazer 33 seções de radioteria e depois retornou ao normal. Há um ano o PSA voltou a subir sendo que na penúltima dosagem deu 1,09 e depois de 4 meses deu 1,55 (lembrando que ele não tem próstata). Porque esta dosagem insiste em subir? O tratamento hormonal seria recomendado?
    Obrigado

    Sidney: quando o PSA reaparece depois do tratamento primário (no caso, foi a cirurgia), o câncer não foi curado. Para controlá-lo, fizeram a radioterapia. Há PSA porque há células cancerosas no corpo dele – como no meu. Elas tendem a se multiplicar e a velocidade dessa multiplicação é um fator crucial. A terapia antihormonal, com Lupron ou equivalente, tem efeitos colaterais pesados. Estou passando por isso. Fazê-la ou não é uma decisão que normalmente o paciente toma, informado por urólogos e oncólogos. Depende de idade, comorbidade (se tem outras doenças sérias) e outros fatores. Por favor, leia, neste blog ou em outras fontes, a respeito dessa situação porque a volta do PSA não é uma sentença de morte. A maioria NÃO morre do câncer.
    um abraço
    Gláucio

  41. Há cerca de dez anos meu PSA foi subindo aos pouquinhos, e às vezes diminuía, estando hoje em 7,7 (há uns cinco anos que ele ultrapassou a marca dos 4,0), porém, ao toque está tudo bem e não tenho prostatite ou sintomas urinários importantes. Meu urologista me disse que, por enquanto, está tudo bem, apesar de ter aparecido um nódulo central. Ele me disse que nódulos centrais não oferecem riscos. O importante é a cápsula prostática que na US com Doppler colorido estava com sua integridade mantida. Tenho 69 anos. Aguardo comentários.

    A melhor sugestão, agora e sempre, é que em caso de diagnósticos tão importantes sempre consultes outro urólogo/oncólogo. Uma segunda opinião é praxe em diagnósticos relevantes para a vida e o bem estar do paciente.

  42. Tenho 57 anos e desde 2011, o meu PSA, vem aumentando, de 3.5, para 9,030, e o PSA, livre esta em 1,03, o que este resultado significa?
    Estou com uma biopsia marcada, para dia 18 de outubro, pelo SUS, gostaria de suas orientações, devo esperar ate esta data? Ou seria melhor fazer em um hospital particular, urgente???
    Um PSA de 9 ainda está na zona cinza, pelos critérios conservadores do meu tempo. O PSADT é, também, muito importante. Um PSA de crescimento lento leva alguns urólogos a uma postura de acompanhamento, mas dada a tua idade, essa opção é menos provável. Para calcular o PSADT precisas mais do que o ano: mes, indispensável, e dia (ajuda). Se tomares o maior período 1/1/11 E 28/10/13 tens um confortável 24,9 meses; usando o menor período (último dia de 2011/primeiro de 2013), baixas para 7,7, o que levaria alguns a sugerir um tratamento mais radical. Há calculadores disponíveis e tu podes usá-los com um pouco de esforço e treinamento. Lembre-se que a biópsia não produz falsos positivos exceto por erro, mas produz falsos negativos. Espero que ajude. Consulte um bom urólogo. Gláucio

  43. Meu pai tem 75 anos nunca havia feito psa antes e o resultado deu 34, porem ele acabou de sair de uma infeccao urinaria, com sintomas de prostatite, a 4 anos teve um avc e de la pra ca faz exercicios diarios pedalando em uma bicicleta. Tudo isso pode ta relacionado a este resultado?

    • Neto: consulte um bom urólogo ou oncólogo. Exercícios de bicicleta são excelentes para a saúde e há pesquisas demonstrando que pode ajudar no combate a alguns cânceres. É um exercício que pode aumentar o PSA, assim como a prostatite. Sem essas condições o risco de câncer com um PSA de 34 seria alto. Repito: consulte um bom urólogo ou oncólogo.

  44. Obrigado pelo retorno, por duvida ja estamos levando os exames a 3 diferentes profissionais da area. Um deles pediu biopsia, seria o caso? O so tratamento hormonal reduziria o valor do psa?

  45. Vou deixar meu depoimento para que sirva de orientação para alguns:
    Fui diagnosticado com CA da Prostata em um exame de rotina PSA 28 idade 48 anos
    Fui em 04 medicos uns queriam operar outros não, devido o cancer ter saido da loja prostatica.
    Resolvi fazer a radical ou seja tirar toda prostata
    Dr. Sami Arape Hospital Sirio Libanes.

    Apos a cirurgia o cancer ainda havia ficado e atingiu 02 ganglios ou seja sem chance de cura , nao foi indicado Radioterapia e sim tratamento com zoladex isso apos 01 ano de cirurgia.

    Não tomei o Zoladex e sim apenas 01 comprimido de casodex ao dia , por pura intuição resolvi fazer a Radioterapia, apos 01 ano novamente o PSA voltou a subir , comecei novamente e tomar apenas 01 casodex ao dia.

    Com tudo isso ja fazem 07 anos meu PSA é de 0,6 se tivesse tomado ZOladex ja teria morrido de infarto.

    Meu vizinho não operou , resolveu fazer Radioterapia com Zoladex , morreu fazem 02 meses.

    Não aceitem a primeira opinião consultem varios medicos, e tome a decisão mais acertada, quem esta com o PSA alto em torno de 9 ou 10 não fique desesperado.

    O medico garantiu apenas 04 anos de vida para mim ja fazem 07 anos estou sem sintomas.

    Quem quiser alguma orientação podem escrever no meu e-mail

    • Olá Glaucio Soares, e ai esta tudo bem com vc? Lendo aqui o seu depoimento, resolvi contar-lhe um pouco da minha situação,. Fui diagnosticado com CA na próstata, gl.3+4=7, o PSA, estava em 9,030, até este momento não tomei a decisão de fazer a cirurgia, pois o meu medico disse que tem que ser a radical e que o psa, uma vez alto não abaixaria sem tratar com uma das 3 opções, e todas radicais. Eu pesquisando pela a interne-te, descobri vários tratamentos alternativo, resolvi então fazer uso de 4 destes tratamentos, a saber um com bicarbonato de sódio e limão 3 vezes ao dias, duas semanas sim, outra semana não, segundo tratamento com uma dose de aveloz, diluído em agua mineral, 30 gotas do latexis desta planta em 2 litros de agua mineral, e o terceiro com a babosa aloi vera, 4 folhas medias desta planta, 500gr de mel puro, e uma dose de bebida destilada, tudo no liquidificador, por +ou- 5 a 10 minutos, guardar em uma garrafa escura dentro da geladeira, tomar 2 colheres em jejum e a 15 minutos antes das principais refeições. Conclusão o meu PSA caiu de 9,030, para 7.44, agora estou com a cirurgia marcada para o dia 28 de abril, mais não estou querendo operar, gostaria de uma opinião de todos os amigos que ~já passarão por estas situação. Pois as sequelas do pôs cirurgia, me deixam muito preocupado e com medo. gostaria de ler também uma opinião do amigo Milton, e de todos os outros que de uma forma ou de outra, encontrarão a cura do CA, maligno da próstata!!! Desde já agradeço a todos os amigos, e que DEUS seja sobre todos nós, amem.

    • MILTON, FIZ EM NOVEMBRO DE 2011 TAMBÉM A RADICAL, EM FEVEREIRO DE 2013 INICIEI AS SECÇÃO DE QUIMIO UMA POR MÊS TERMINEI AS DOSE EM FEVEREIRO DE 2014, JUNHO DE 2013 FIZ 28 DIAS DE RADIO, PSA MANTINHA 2,5 A 3,5…. AGORA 90 DIAS DEPOIS SEM A MEDICAÇÃO DE QUIMIO REPETI O PSA, SUBIU PARA 33… MEU ONCOLOGISTA ME DISSE QUE APÓS FAZER A RADICAL FICA MUITO PREOCUPANTE SE O PSA. COMEÇAR A CHEGAR NA CASA DOS 150, A UMA SEMANA DUPLICOU A MEDICAÇÃO ORAL PARA COMBATER A AGRESSÃO, ESTOU ME SENTINDO MUITO BEM, COMO QUE ÃO SE TIVESSE NADA …MAS O ONCOLOGISTA ME DISSE ASIM … SE CONTINUAR SUBINDO VC. IRA VOLTAR A FAZER QUIMIO, AS DOSE SECÇÃO QUE FIZ FOI A QUIMIO LINHA BRANCA A MAIS FRACA … OK… MAS MESMO ASSIM EU TENHO UMA ÓTIMA QUALIDADE DE VIDA
      ESTOU COM A COR NORMAL DE UMA PESSOA 100% SADIA… VC PODERIA ME DAR UMA OPINIÃO SOBRE O QUE LHE RELATEI …ABRÇÇSS

  46. Também vou deixar meu depoimento sobre o caso do meu pai. Para reforçar que uma segunda opinião de um urologista é primordial. Há 5 anos, o psa dele passou de 5,69 para 12,14 no período de um ano. Ele sentia muita dor e dificuldade para urinar, teve que usar sonda etc. Foi realizada a biópsia que deu hiperplasia benigna de próstata (próstata aumentada) e ficamos contentes com o resultado. Foi recomendada raspagem da próstata. o urologista que fez o diagnóstico não era cirurgião, e meu pai fez a cirurgia com outro médico. Na cirurgia, foi descoberto um nódulo e em nova biópsia, o resultado: câncer de próstata gleason (4+5=9), um tumor super agressivo. Ou seja, o primeiro resultado foi de falso negativo. Foi encaminhado para o oncologista, mas desde o começo foi falado que o caso dele não tinha cura, desde então ele tem feito o tratamento, fez 36 sessões de radiorapia, começou com o hormônio – zoladex (que não surtiu efeito), o psa aumentou. Foi para 138. Que sugeria que houvesse metástase, foi confirmado na cintilografia, um pequeno nódulo na bacia (ossos), ele passou a tomar uma injeção para os ossos também. Mudou para o hormonio para casodex. Tb não surtiu efeito, psa só subindo, foi para 764. E agora está fazendo quimioterapia, que segundo o médico em caso de cancer de próstata só é recomendada em último caso. Peguei hj o último resultado do psa: 1460. Infelizmente, o caso dele é de um tumor agressivo, resistente, e o psa não baixa por nada. É um caso triste, mas sei que existem muitas outras histórias com finais diferentes. Será que se na primeira biópsia, o cancer tivesse sido detectado, ele teria melhores chances? Não sabemos, mas reforço aqui a importância de se consultar bons médicos, ouvir segundas, terceiras opiniões, se informar. Boa sorte a todos. Fiquem com Deus.

    Cibele: os ingredientes ativos são diferentes e de gerações diferentes. No casodex, é a bicalutamida; usualmente é usado em conjunto com um (LHRH) analog, seja goserelina ou leuprolide (Lupron). Zoladex, da AstraZeneca, usa a goserolina, e Lupron o acetato de luprolídeo. Os efeitos colaterais devem ser levados em consideração. Consulte um bom oncólogo sobre a conveniência de um anti-hormonal de segunda linha e/ou do taxotere., assim como do Jevtana® (cabazitaxel) patenteado pela Sanofi-Aventis. O seu oncólogo definirá se e quando usará a abiraterona. Afirmar que não tem cura é uma coisa (se não curou no tratamento primário, como cirurgia, radiação etc, se considera que não tem cura e há metástase que pode não ser visível nem distante), que vai morrer do câncer é outra e que tem tempo de vida é uma terceira. Não devem ser confundidas. Há 18 anos e meio o câncer que tenho foi considerado incurável e atualmente estou numa fase “off” do Lupron intermitente. Viverei e trabalharei até quando Deus quiser

    • Glaucio, muito obrigada pela resposta, e parabéns pelo blog, gostaria de tê-lo encontrado antes… ótimos e inspiradores posts! No caso do meu pai, entendi que o fato de não ser curável, não significava que ele tinha recebido uma sentença de morte, procurei me informar para poder discutir com o oncologista as alternativas, mas, tudo que ele tomou, teve todos os efeitos colaterais possíveis, e isso afetou consideravelmente a qualidade de vida dele. Fico contente em saber que vc está bem e trabalhando, e tão generosamente prestando este serviço à outros pacientes com seus conhecimentos. Espero que continue por muitos e muitos anos.

  47. Doutor tenho uma dúvida!!!
    Meu pai fez os exames e deram esses valores…
    ele tem 56 anos..

    Psa livre 1,09
    Psa total: 0,45
    Relação livre/total: 41,28%

    Estão normais? Ele fará o toque na próxima consulta…

  48. Olá, meu irmão esta com o PSA 81,20 biopsia deu câncer, vai fazer radio, pergunto não teria como fazer uma cirurgia?

    Muitos médicos acham que se o câncer já saiu da capsula, a cirurgia não valeria a pena porque não teria possibilidade curativa e que a radiação seria um tratamento que poderia curar, se o câncer estiver localizado, sem metástase distante. Outros acham que a remoção da próstata e de nódulos infectados aumenta a esperança de vida. É uma decisão que deve ser tomada conjuntamente pelo paciente e pelo médico, com explicação detalhada dos pros e dos contras. Há efeitos colaterais causados pelos dois procedimentos. Farei uma oração pelo teu irmão.

  49. Ola!! Meu pai tem 75 anos e foi diagnosticado com câncer T4 gleadson 10 (5+5). Seu PSA de 700 nesse ultimo exame deu 15. Posso ter esperanças ou é algo que pode acontecer por conta do tratamento? Ele esta usando uma bolsa pra drenar o rim.

    • Bom amigos, agradeço a todas as mensagens que me ajudaram por esses dias. Mas venho dizer que meu pai faleceu devido a complicações do sua patologia. Foram 30 dias de angustias e esperanças mas agora ele está com Deus e em Paz.

      Convido os leitores a fazer uma oração pelas almas do pai de Luciano e de tantos outros que morrem diariamente vitimados pelo câncer da próstata.
      Gláucio Soares

  50. Meu sogro foi diagnosticado com câncer de próstata, encaminhado para o Inca, pela secretaria de saúde. Contudo o Inca negou atendimento devido não obedecer critérios PSA acima de 20,00, o dele esta 28,00.
    Lendo o blog, entendi que o que eles sugeriram é que ele não tem mais cura.

  51. Ola.meu pai esta c cancer de prostata.faz 4 anos q ele esta c o cancer.no começo ele tomava uma injecao na barriga. Mas o psa aumentou e tem 4 meses ou pouco menos q ele ta fazendo quimioterapia,mas o psa dele anda variando, agora ta com 41. Pq sera, ele vai piorar. Ele esta na sexta sessao, tinham passado 10 . O q acha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s