Mais uma pesquisa que favorece o chá verde
Publicado por soares7 em Outubro 14, 2007
Os resultados de uma pesquisa acabam de ser publicados no American Journal of Epidemiology que demonstra os bons efeitos do chá verde. A pesquisa foi feita no Japão pelo Japan’s National Cancer Center. Foi gigantesca, com 49.920 homens Japoneses de 40 a 69 anos, participantes do amplo Japan Public Health Center-based Prospective Study.
Se demonstrou que beber muito chá verde reduz em 48% o risco de ter câncer de próstata avançado. O que é “muito”? Cinco xícaras ou mais por dia. Porém, não reduz o risco de ter câncer de próstata localizado, que é muito menos perigoso.
Uma sugestão é a de que o chá não reduz o risco de que apareçam células cancerosas menos deterioradas, mas reduz o risco de que essas células se deteriorem mais.
Por que chá verde e chá preto nem tanto? Uma possibilidade é a de que o chá verde contem de 30% a 40% de polifenóis dissolúveis (water-extractible), ao passo que o preto contem apenas 3% a 10%. Os polifenóis mais abundantes no chá são o EGCG (Epigallocatechin gallate) e epigallocatechin, epicatechin gallate, e epicatechin.
Estudos experimentais com animais e com células no laboratório mostram que o chá verde promove a apoptose das células cancerosas.
O que é a apoptose? É o processo de “suicídio” das células.
Não é o único benefício do chá verde, que parece prover proteção parcial contra Alzheimer’s.
Fonte : Norie Kurahashi, S. Sasazuki, M. Iwasaki, M. Inoue and S. Tsugane for the JPHC Study Group, em American Journal of Epidemiology Published on-line ahead of print, doi:10.1093/aje/kwm249 “Green Tea Consumption and Prostate Cancer Risk in Japanese Men: A Prospective Study”.